Comissão de Direito do Consumidor da OAB-Itabuna realiza dia de campo no Shopping
No último dia 18, quarta-feira, a Comissão de Direito do Consumidor da OAB-Itabuna realizou um dia de Campo no Shopping Jequitibá. Os advogados membros desta comissão montaram um stand próximo à entrada do citado centro comercial a fim de esclarecer dúvidas que os clientes tinham sobre o Código de Defesa do Consumidor. Um total de 10 advogados, reversando-se em duplas, participaram da ação que durou das 10 às 20 horas. Além de conversar com quem os procuravam, os causídicos exibiram um banner com os principais direitos do consumidor e distribuíram panfletos educativos as pessoas que transitavam no shopping.
"A relação entre consumidor e fornecedor é regida por uma legislação especifica, que é o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A maioria das pessoas desconhece os seus direitos, o que as tornam vulneráveis aos maus vendedores, que criam varias manobras para embutir serviços e taxas não informadas no ato de compra de um produto e contratação de um serviço. O intuito da nossa Comissão é alertar a população sobre esse perigo e jogar uma luz sobre o CDC", disse Nilson André Cerqueira de Menezes, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-Itabuna.
Os visitantes do Shopping aplaudiram a ideia e disseram que gostariam de ver mais iniciativas como esta. A artesã Joseane Magalhães, que está sendo cobrada por uma dívida que já pagou conta que "a linguagem utilizada pelos advogados que a atendeu foi bem simples" e que as dúvidas que ela tinha "foram todas sanadas". "Gostei muito disso aqui, agora com as informações que tenho, já sei quais medidas vou adotar", revelou dona Joseane.