OAB-Itabuna busca melhorias para classe advocatícia

OAB-Itabuna busca melhorias para classe advocatícia

Atenta com os problemas que afligem ou afetam o desenvolvimento da advocacia sob sua jurisdição, a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção de Itabuna tem se movimentado em busca de serviços e melhorias para classe. Desde o ano passado, a subseção vem cobrando de sua Seccional (OAB-BA) a aquisição móveis e equipamentos eletrônicos para equipar as salas dos advogados: do Novo Fórum de Itabuna, dos Fóruns de Camacã e Buerarema e da sala que será implantada no Presídio. Além disso, foi solicitada a reforma da sede, que fica na Rua Ruffo Galvão, cujo projeto, foi feito pela subseção local e aprovado pela OAB-BA, restando agora à conclusão dos tramites burocráticos (pagamento de impostos, liberação da prefeitura e dos órgãos de fiscalização), para assim ter o inicio das obras.

Melhorias

A nível institucional, a OAB-Itabuna também tem se mobilizado. A Ordem local emitiu ofícios, endereçados a todos os juízes da comarca de Itabuna, solicitando que os alvarás sejam emitidos em nome dos advogados, que possuem procuração que lhe dê este poder, e não em nome dos clientes, evitando assim, possíveis prejuízos financeiro aos causídicos, conforme vem ocorrendo em alguns casos. Também foram enviados ofícios a todos os cartórios da cidade pedindo aos servidores e tabeliões que deem prioridade de atendimento aos advogados. De acordo com a diretoria esse pedido se faz justo porque "o advogado, está representando os interesses da sociedade, quando do empreendimento de suas atividades advocatícias, não podendo desse modo ficar em filas para serem atendidos".

Cursos de Atualização

O advogado é um eterno estudante. Por conta disso a OAB-Itabuna transmite, diariamente em sua sede, cursos telepresenciais ministrados pela ASSP (Associação de Advogados de São Paulo) e procura trazer, através do ciclo de palestras, juristas renomados para aplicar cursos de atualizações. Inclusive, no mês de julho está programado para acontecer na Ordem itabunense, o curso completo sobre o Novo Código de Processo Civil, ministrado pelo professo Luís Carlos Vasconcelos (Lula) e outros grandes nomes dessa área.

Com a implantação do PJ-E em todo país, a OAB-Itabuna em parceria com a CAAB, disponibilizaram uma funcionária para capacitar, digitalmente, os advogados grapiúnas. Esta profissional também atua como assistente técnica, ajudando os causídicos a solucionarem eventuais problemas com os programas e as plataformas utilizadas pelos sistemas digitais. Esta capacitação é permanente e pode ser agendada a qualquer momento pelo telefone 3613-1436.