OAB se reúne com a Gerência Executiva da INSS de Itabuna

Na tarde de quinta-feira, dia 03, a diretoria da OAB-Itabuna reuniu-se com a Gerência Executiva do Instituto Nacional de Seguro Social (GEXITA) para buscar melhorias na relação entre este órgão e a classe advocatícia previdenciária. Entre os temas abordados estavam à demora no atendimento esporádico, a consulta do Número de Benefícios (NB) concedidos judicialmente e a padronização no método que foi implantado para se fazer carga em processos.

20150603 145245

A GEXITA informou que o problema esta sendo ocasionado por conta de dificuldades (falhas) no sistema eletrônico da agência, que obrigatoriamente gera um novo NB, quando o benefício é concedido judicialmente e que essa informação só pode ser passada via ofício anexado aos autos. Em relação à demora no atendimento esporádico, o órgão informou que nada pode ser feito para "agilizar" este procedimento, já que está cumprindo a determinação da presidência da Previdência Social (de não dar prioridade a advogado) e que a saída para que os causídicos não percam tempo em filas é fazer uso do agendamento prévio de atendimento disponibilizado no site do instituto. Por fim, no que diz respeito à carga em processos, a gerente executiva reconheceu que o sistema de agendamento é falho e determinou que o processo fosse simplificado. Agora o advogado basta fazer um requerimento simples e levá-lo até a agência, junto com um CD virgem, que o estagiário do turno vespertino irá disponibilizar os autos processuais em até dois dias.

A diretoria da OAB-Itabuna, que estava acompanhada de alguns advogados previdenciários, reforçou a importância da parceria entre a Ordem e os órgãos públicos no intuito de buscar saídas que facilitam a prestação de serviços à comunidade e que o "diálogo sempre é o melhor caminho para as soluções de problemas".