OAB-Itabuna apoia o Outubro Rosa

Outubro rosa - OAB

Atenta as movimentações sociais que fazem a diferença, a OAB-Itabuna tem buscado participar de todas as campanhas que visam melhorar a vida de todos. Este ano, mais uma vez, a subseção itabunense irá apoiar o Outubro Rosa, que visa conscientizar contra o câncer de mama. Entre os temas deste movimento, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa.

Durante o período do Outubro Rosa, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor e as empresas apoiadoras se decoram com artefatos que lembre a campanha, como acontecerá na OAB-Itabuna. "Essa campanha sempre é abraçada por nossa subseção com muita alegria. Durante esse mês, toda nossa subseção estará lembrando a importância de se tocar. Nossos funcionários, assim como nós diretores, já estão a usar o laço rosa em nossa vestimenta, expomos uma faixa na entrada de nossa sede, incentivar os (as) advogados (as) a usarem o laço da campanha e colar cartazes em nossas salas de advogados", disse Dr. Andirlei.

Prevenção

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e, apesar de também atingir os homens, as mulheres, acima de 35 anos, são o principal alvo. O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Texto: Alisson Aguiar
Jornalista - DRT - 0005049/BA