OABCIDADANIA aborda sobre crimes Cibernéticos

Iruman - Spencer - Reneide

O programa OABCIDADANIA desta semana abordará sobre os crimes praticados na Internet. O convidado a falar do tema foi o advogado, mestre em direito pela USP, professor de graduação e pós, escritor e conferencista Spencer Toth Sydow que escreveu o livro Crimes informáticos e suas vitimas, onde faz um estudo sobre os efeitos da revolução digital no dia-a-dia da sociedade. O OABCIDANIA, que é apresentado pelos advogados Iruman Contreiras, Lucilio Bastos, Reneide Silva e o jornalista Alisson Aguiar, vai ao ar todos os sábados das 07 às 08 da manhã na Rádio Jornal AM 560. Os ouvintes também podem acompanhar o programa via internet, pelo site www.oabitabuna.org.br.

Existem poucas pesquisas relacionadas a essa prática criminosa, porém um dado revelado pelo Centro de Estudos de Estudos, Respostas e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil mostra que entre 2004 e 2009 o número de crimes cibernéticos cresceu 6.513%. . A atuação destes criminosos é altamente especializada e os grupos nem precisam mais de gênios dos computadores para roubar senhas e aplicar golpes. Segundo a polícia, agora as quadrilhas têm membros cujos conhecimentos de informática não passam do nível básico.

Os números que envolvem os crimes cibernéticos são elevados. Para ter uma ideia dos prejuízos a FEBRABAN (Federação Brasileira dos Bancos) estima que só em 2005 foram roubados mais 300 milhões de reais só pela internet e a Symantec, empresa fabricante de antivírus para computadores revela que os vírus estão cada vez mais eficientes e atualizados, o que leva os técnicos de segurança virtual a se reinventarem todos os dias para criar vacinas contra esses programas maliciosos. A empresa ainda diz que os bancos em si estão superprotegidos dos ataques dos hackers, piratas da rede, porém o consumidor não e eles acabam virando alvo dos bandidos.