Comissão de Advogados Criminalistas de Itabuna se reúne com direção do Presidio, em busca de melhorias

Subseção observou que o presídio local está com uma população quase três vezes maior que sua capacidade permite e pretende ir a Conselho Pleno da OAB-BA para tentar limitar o número de detentos

Reuniao com a direcao presidio e a Comissao dos Advogados Criminalistas

Na semana passada, a recém-criada Comissão dos Advogados Criminalistas de Itabuna reuniu-se com o à direção do Conjunto Penal de Itabuna. No encontro, que teve a presença da nova Diretoria da Subseção itabunense, foram discutidas melhorias institucionais e estruturais para classe. Entre os acordos firmados estão à liberação de duas vagas de estacionamento na área interna do presídio e a cessão de um espaço para que a Ordem possa transformar uma sala de advogados. Além deste ambiente, o Conjunto Penal cederá à mão de obra, enquanto a OAB-Itabuna arcará com o material de construção e os equipamentos necessários para nova sala (ar condicionado, computador, impressora, scanner e etc.).

Para a vice-presidente da Comissão de Advogados Criminalistas de Itabuna, Dr.ª Thailane Gabriel, "essa nova Comissão irá facilitar a relação institucional entre os Criminalistas, a OAB e à sociedade como um todo". "As palavras a serem usadas neste primeiro momento são: cautela e trabalho. A advocacia criminal na nossa região exige uma série de melhorias que são apontadas diariamente pelos advogados militantes. A cautela é necessária, pois as metas devem ser estabelecidas com critérios claros. O trabalho vai ser árduo, mas com a ajuda de todos e o empenho da comissão dos criminalistas, que está sendo formada, vamos conseguir concretizar os objetivos", pontuou Dr.ª Thailane.

O que também não passou despercebido pela OAB-Itabuna foi a enorme população que o Conjunto Penal itabunense possui. O sistema carcerário local possui duas alas 1414 presos, sendo que na ala masculina possui: 569 detentos provisórios, 486 em regime fechado e 247 em regime semiaberto; na ala feminina existem: 80 presas provisórias, 19 em regime fechado e 13 em regime semiaberto. Estes números mostram que hoje, o presidio itabunense abriga quase o triplo de sua capacidade, que é de 574 presos, sendo o maior excedente da Bahia, superando até a Penitenciária Lemos de Brito, que fica em Salvador.

A Comissão dos Advogados Criminalistas de Itabuna acredita que esse problema ocorre por causa da omissão do Estado. "O Estado deve rever a forma como lida com a população carcerária, bem como as estruturas do presídio, onde as violações ocorrem sistematicamente. A meu ver, a superlotação é fruto do pouco uso disseminado de penas alternativas e agravado pela falta de políticas de reintegração social, cumulados com a falta de juízes na comarca", disse Dr. Tiago Leal, presidente da Comissão.

A diretoria da OAB-Itabuna alerta que "estamos com uma bomba relógio nas mãos, que a qualquer momento pode explodir novamente". "É muita gente para pouco espaço. Nós vamos levar esses dados que coletamos, através de nossos conselheiros, ao Conselho Pleno da OAB-Bahia, para que a nossa Seccional entre com medidas a fim de fazer com que a Secretaria de Segurança Pública de nosso Estado se posicione e limite a quantidade de detentos no presidio de Itabuna. Do jeito que está não da pra ficar, pois, além de ser desumano, é ilegal", comentou Dr. Rui Carlos R. M. da Silva, tesoureiro da OAB-Itabuna.

Participaram do encontro: o diretor do presidio, Cap. Adriano Valério Jacome e seu Vice, PM Bernardo Cerqueira Dutra, o presidente e o tesoureiro da OAB-Itabuna, Dr. Edmilton Carneiro e Dr. Rui Carlos R. M. da Silva, o conselheiro OAB-BA, Dr. Guilherme Scofield, além do presidente e da vice-presidente da Comissão de Advogados Criminalistas de Itabuna, Dr. Tiago Leal e Dr.ª Thailane Gabriel e outros advogados convidados.

Cursos Para Criminalistas

Outra grande deficiência encontrada e discutida com a Comissão foi à falta de cursos voltados especificamente para advogados criminalistas que atuam no interior do Estado, ponto que deve ser corrigido em breve. "Nós percebemos que existe essa carência em nossa região e vamos à busca destes cursos de atualização para os criminalistas, principalmente para os que estão chegando ao mercado de trabalho agora e precisam ser orientados como agir em determinadas situações, que podem por em risco até mesmo à sua integridade física", comentou o Dr. Edmilton Carneiro, presidente da OAB-Itabuna.