Comissão Especial vai combater aviltamento de honorários

Comissão Especial vai combater aviltamento de honorários

Guilherme Comissao

Foi realizada na tarde da última quarta-feira (06/04) a primeira reunião da Comissão Especial de Honorários Advocatícios da OAB-BA. Com a participação dos conselheiros seccionais Guilherme Scofield, como presidente da comissão, e Francisco Bertino, além dos advogados Diego Castro e Flávio Lopes, o encontro aconteceu na sede da seccional, na Rua Portão da Piedade, e serviu para traçar um plano de ação que será desenvolvido pelo grupo, com o objetivo de assegurar os valores de honorários definidos pela Ordem, contribuindo para a valorização do advogado.

“Discutimos diversas coisas, entre elas, questões relacionadas a honorários sucumbenciais, interposição de impugnações de editais de licitação que estabeleçam valores pequenos de honorários e a realização de audiências para esclarecimentos voltados à classe”, explicou Scofield.

O conselheiro explica que a OAB da Bahia, assumindo o compromisso de valorizar a advocacia e zelar pelo respeito aos honorários advocatícios, criou o e-mail institucional Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para que os advogados encaminhem sugestões, criticas e exemplos de propostas de contratação de advogados com honorários aviltantes para que a Comissão Especial de Honorários possa analisar as questões e adotar, se for o caso e de sua competência, as medidas administrativas cabíveis.

Ainda segundo Scofield, a comissão também agendará reuniões com empresas particulares, incentivando-as a cumprir os valores de honorários definidos pela OAB-BA: “Esperamos que, com todas essas ações, a gente consiga criar uma cultura de respeito e atendimento a valores dignos destinados aos advogados e que possamos fortalecer e valorizar, ainda mais, a classe”, concluiu.