OAB comemora sucesso de seminário sobre Sustentabilidade

IMG 20160425 WA0083

Crescer sustentavelmente. Esse é o grande desafio do planeta. As instituições, governamentais ou não, têm se reunido para debater e apontar os melhores caminhos para se alcançar esse objetivo. No último dia 20 de abril, a OAB-Itabuna, através de sua Comissão de Defesa do Meio Ambiente, em parceria com os estudantes do 10º semestre de Direito da FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) realizaram o seminário “Os Desafios da Sustentabilidade na Região Cacaueira”. O evento aconteceu no auditório da referida unidade de ensino e foi assistido por mais de 400 alunos e advogados.

O encontro teve painéis que discutiram sobre: Planejamento Territorial e Sustentabilidade, Crimes Ambientais em Áreas Rurais, Segurança hídrica, sustentabilidade e cacauicultura, responsabilidade civil ambiental, panorama do código florestal, entre outros. Os participantes, que também participaram de mini cursos, como o de “Sistema Municipal de Meio Ambiente no Município de Itabuna”, receberam certificados com carga horária de 12 horas e foram convidados a debater sobre os problemas ambientais existentes na região sul da Bahia.

IMG 20160425 WA0097

Para o advogado, professor e presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-Itabuna, Rafael Freire, o seminário serviu também para estreitar os laços entre a OAB e a classe estudantil. “A gente procurou fazer um evento que traz à luz um tema importante e buscamos realizá-lo em parceria com os alunos de direito que muito em breve estarão à disposição do mercado de trabalho. Com isso incentivamos a busca do conhecimento a cerca de sustentabilidade nestes discentes e ao mesmo tempo os inserimos na vivencia diária da OAB, instituição a qual eles farão parte assim que passarem no exame de Ordem”, disse Dr. Rafael.

IMG 20160425 WA0100

O conselheiro da OAB-BA, Dr. Henrique Chaves, que participou do seminário acompanhado do presidente da OAB-Itabuna, Dr. Edmilton Carneiro, parabenizou a organização. “É a primeira vez que vejo a OAB adotar uma iniciativa fantástica como esta, de trazer uma discussão tão abrangente para a sociedade. Fui informado também da iniciativa da Comissão de arborizar a nossa cidade e peço a colaboração de todos: Poder Público, Sociedade Civil Organizada e toda a população. Esta ação é essencial para Itabuna”, comentou Dr. Henrique. Edmilton Carneiro concordou com a fala do Conselheiro. “Nossa gestão é compartilhada com toda classe advocatícia e as comissões têm independência e total carta branca na realização de seus projetos, por tanto, fico feliz em ver mais um sucesso de nossa equipe”, pontou Dr. Edmilton.

Menos Plástico

CANECAS

Buscando reduzir o consumo de copos descartáveis e com isso o seu descarte na natureza, a Comissão de Meio Ambiente da OAB-Itabuna está comercializando entre a classe advocatícia canecas de vidro e porcelana e squeezes de alumínio personalizados. Assim, que adquirir esse material, deixará de usar os tradicionais e altamente poluidores copos descartáveis, que levam de 250 a 400 anos para se decompor.

Os interessados devem procurar a Comissão adquirir caneca de porcelana por R$30, a de vidro por R$ 25 e o squeeze por R$ 35. Quem possuir o Novo Cartão CAAB tem direito a 10% de desconto, se comprar mais de um produto. A venda é realizada por encomenda e a entrega é em 48 horas.