Reuniões de Comissões e Curso movimentam a semana da OAB - Itabuna

Fone: (73) 3613-1892

Reuniões de Comissões e Curso movimentam a semana da OAB - Itabuna

Reuniões de Comissões e Curso movimentam a semana da OAB - Itabuna

01 Semana OAB

A OAB-Itabuna tem trabalhado para melhorar o dia a dia de seus inscritos. Nos últimos dias 06 e 07 de maio, foi realizado através da ESA-Ba (Escola Superior de Advocacia), o curso sobre “Repercussões do Novo CPC na Advocacia, nos Juizados Especiais e na Justiça do Trabalho”. Na semana seguinte, as Comissões de Criminalistas e Providencialistas realizaram duas reuniões distintas para discutirem novas ideias e solucionar problemas encontrados no exercício da profissão. Essas reuniões, aconteceram nos dias 10 e 11 de maio, respectivamente.

A Diretoria da Subseção itabunense participou desses três eventos e diz estar muito satisfeita com o que presenciou. “O curso foi um sucesso! A classe compareceu em peso e as reuniões das Comissões foram bastante proveitosas. Em nossa gestão é assim: cada Comissão tem autonomia para atuar em sua área especifica, para criar suas próprias demandas e executar seus projetos. Apenas interferimos quando há necessidade”, explicou Dr. Alana Alves, secretária geral da OAB-Itabuna.

Curso de Novo CPC

02 Novo CPC Professor Antonio Adonias
Professor Antonio Adonias

Foram 12 horas de aulas onde se discutiu com três docentes diferentes, as principais mudanças trazidas pelo Novo Código de Processo Civil. O Curso “Repercussões do Novo CPC na Advocacia, nos Juizados Especiais e na Justiça do Trabalho” foi trazido pela OAB-Itabuna através da Escola Superior de Advocacia da Bahia. A abertura foi realizada pelo advogado/professor Antônio Adonias, que é coordenador dos Cursos da ESA-BA. Ao todo, 304 advogados (as) se inscreveram gratuitamente para participar dos dois dias de preleções, mas por conta de audiências, prazos processuais e reuniões de última hora com clientes, apenas cerca de 160 profissionais puderam assistir as aulas.

02 Novo CPC Publico Presente
Publico Presente

Para o Conselheiro Estadual do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, Ruy Nepomuceno, a iniciativa da OAB de trazer cursos, principalmente para o interior, “é benéfica para classe, pois qualifica melhor os profissionais”. “O advogado é um eterno estudante. Nosso ofício faz parte de um seleto grupo de profissões em que o estudo não termina com o fim do curso de graduação. Nós temos que estar sempre nos atualizando, vendo coisas novas e buscando nos qualificar todos os dias. Por isso, parabenizo a OAB, que através da ESA, vem difundindo o conhecimento entre os advogados baianos”, disse Ruy.

Reunião Criminalistas

03 Reuniao de Criminalistas de Itabuna

A Comissão dos Criminalistas, Sistema Prisional e Segurança Pública da Subseção Itabuna realizou sua 2ª Reunião Extraordinária com advogados militantes da área criminal. Entre os diversos temas discutidos, foi reforçada a importância de manter a união entre os criminalistas, “que deve ser sempre baseada no respeito e urbanidade para com os colegas e os clientes”. A Comissão ainda ouviu as reivindicações destes advogados com dicas para solucionar as demandas indicadas.

O presidente da Comissão dos Criminalistas, Sistema Prisional e Segurança Pública, Tiago Leal e sua vice, Thailane Gabriel, ratificaram a importância de seguir o que foi amplamente debatido pelo grupo e agendaram reuniões para as semanas seguintes com autoridades públicas, com o objetivo de solucionar o requerido pelos advogados. Já o presidente da OAB-Itabuna, Edmilton Carneiro, que estava acompanhando todas as atividades, falou sobre “o quanto é importante seguir as regras constantes no Código de Ética do advogado, Lei indispensável à manutenção da harmonia entre os colegas de profissão”.

A reunião, que teve a adesão de 12 novos advogados à Comissão de Criminalistas, contou com a participação especial do SINDDPEP (SINDICATO DOS PERITOS EM PAPILOSCOPIA), que através dos peritos Mateus Moraes e Alberto Durão, explicaram como o trabalho de pericia bem feito é importante na solução de crimes e na identificação de pessoas, apresentando os principais avanços tecnológicos que permitem os papilocopistas terem cada vez mais certeza em suas conclusões investigativas.

Reunião com Juízes Federais

04 Reuniao com Juizes Federais

Na tarde do dia 11 de maio, a Comissão de Direito Previdenciário da OAB-Itabuna, presidida pelo advogado André Lima, reuniu-se com os magistrados da Justiça Federal de Itabuna. No encontro foi discutido sobre: “notificação da pericias com interstício mínimo de 10 dias, aplicação de medidas para coibir atrasos no cumprimento da obrigação dispostas nas sentenças e acordos, indexador de correção monetária aplicada pelo INSS e respeito às prerrogativas advocacias”.

De acordo com a secretária adjunta da OAB-Itabuna, Dr.ª Isabelle Primitivo, a reunião “foi bastante produtiva, pois todos os pontos apontados foram recebidos pelos magistrados”. “Os julgadores da Justiça Federal mostraram-se bastante solícitos às demandas da advocacia itabunense e se prontificaram a corrigir todas às falhas apresentadas na reunião, principalmente no que diz respeito às nossas prerrogativas profissionais, onde conseguimos, entre outras conquistas, assegurar que os contratos de honorários sejam respeitados e juntados aos autos processuais”, revelou Dr.ª Isabelle.

Dia das Mães

05 Comemoracao do Dia das maes

O dia das mães da OAB-Itabuna foi comemorado ao sabor de uma boa comida italiana. As comissões de Eventos e de Defesa dos direitos da Mulher organizaram um almoço de adesão no restaurante Deguste para as mães advogadas, mães de advogados e esposas de advogados que já são mamães. A comemoração aconteceu durante o intervalo do Curso de novo CPC, no sábado dia 07 de maio, ao meio dia.

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia - Subseção Itabuna

© Copyright 2017 OAB/BA Itabuna   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por