MP, TJ-BA e OAB lançam projeto de incentivo à leitura para detentos

Cleide Ramos entrega livro a detento

O Ministério Público da Bahia, o Tribunal de Justiça da Bahia e OAB-Itabuna se uniram para criar o projeto “Remição da Pena por Estudo através da Leitura”. De inciativa do MP, através da promotora Dr.ª Cleide Ramos, a ideia é incentivar a leitura entre os detentos em troca da redução da pena. A cada livro lido e resumido, o detento tem direito a 04 dias de redução na pena, podendo ler e resumir 12 livros por ano, remindo até 48 dias.

O lançamento foi no dia 30 de junho, no Conjunto Penal de Itabuna e contou com as presenças do juiz Substituto da Vara de Execuções Penais, Dr. Alexandre Mota, do presidente da Comissão dos Criminalistas, Segurança Publica e Sistema Penitenciário da OAB-Itabuna, Dr. Tiago Leal, da própria Dr.ª Cleide Ramos e de todo corpo diretivo do presídio.

De acordo com os atores envolvidos nessa iniciativa, “a principal finalidade do projeto é dar oportunidade aos detentos por meio do conhecimento, educação, cultura e desenvolvimento da capacidade crítica pela leitura e da produção de texto, e, por conseguinte, possibilitar a remição pelo estudo, despertando nestes detentos a esperança de um dia retomar suas vidas”.

Lancamento do ProjetoLançamento do Projeto

O presidente da OAB-Itabuna, Dr. Edmilton Carneiro, explica que as Comissões que a Ordem possui servem de elo entre a instituição e a sociedade civil organizada, cada uma atuando em sua área de conhecimento. “Fiquei muito feliz ao tomar conhecimento deste projeto. A nossa Comissão de Criminalistas está de parabéns e vem demonstrando que está alinhada com as outras instituições para buscar não só a punição dos acusados de crimes, mas também a sua ressocialização, que é o mais importante. Essa é uma nova OAB, feita por todos os advogados”, disse Dr. Edmilton.