Audiência Pública irá debater sobre a grave situação financeira da Justiça do Trabalho

Ato em defesa do trt

A juíza diretora do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região – Subseção Itabuna, Dr.ª Eloína Machado, convidou a OAB-Itabuna, os Sindicatos obreiros e patronais, bem como diversos membros da sociedade civil organizada para participarem da Audiência Pública que vai ocorrer no plenário da Câmara de Vereados grapiúna, no próximo dia 11 de julho, às 16 horas. A ideia do encontro é chamar a atenção da sociedade para os problemas orçamentários que o TRT5 vem enfrentando desde que sofreu um corte em seu orçamento e corre sério risco de encerrar as suas atividades.

No ofício/convite, Dr.ª Eloína conclama “todos para defender esse imprescindível ramo do Poder Judiciário Brasileiro”. “O corte orçamentário de que foi vitima a Justiça do Trabalho revela-se desarrazoado uma vez que atinge 30% das despesas com custeio das unidades jurisdicionais e cerca de 90% das verbas de investimento, inclusive aquelas destinadas ao aperfeiçoamento do PJe, números estes que implicam o fechamento de muitos Tribunais a partir dos próximos meses”, escreveu Dr.ª Eloina. A diretora do TRT5-Itabuna acredita que se a sociedade não se unir e cobrar do legislativo brasileiro verbas suplementares para o TRT, esse pode ser o começo do fim da existência da Justiça Trabalhista, deixando os trabalhadores abandonados à própria sorte.

Advogado trabalhista, o presidente da OAB-Itabuna, Dr. Edmilton Carneiro, disse que toda a classe advocatícia itabunense estará ao lado do TRT nessa batalha. “Não podemos assistir de braços cruzados a morte de um importante ramo do judiciário de nosso país. O corte orçamentário realizado pelo Congresso Nacional mostra uma clara e imprópria interferência de um dos poderes da República em outro e nós, da OAB, defensores da democracia e da independência de cada um dos poderes republicanos, não podemos ficar inertes diante da mais grave crise enfrentado pela nossa justiça do trabalho, por isso conclamo todos os advogados a entrarem nessa luta com a gente”, disse Edmilton.