Vitória da Advocacia

Advogados em Defesa das Prerrogativas

Neste ano de 2016, onde tanto vimos o desrespeito às prerrogativas dos Advogados, o que representa uma grave ameaça a toda a sociedade, onde a luta da nossa OAB foi marcante neste aspecto, é nosso dever e, muito mais, é nossa alegria, comunicar a todos os Advogados e também a toda sociedade de Itabuna que a luta pelo respeito ao nosso Colega ANDERSON SÁ DE OLIVEIRA, alcançou o resultado tão almejado por todos. Foi uma luta árdua, vencida não em redes sociais, como tem sido muito atualmente, mas sim nos Tribunais e para tanto temos que relatar toda a situação vivida e encontrou o apoio da classe, da OAB-BAHIA e do CONSELHO FEDERAL DA OAB. Em 16 de Maio de 2016 o nosso colega foi detido e transferido logo em seguida para o Rio de Janeiro.

A tristeza tomou conta de todos, colegas, amigos e, principalmente, familiares, mas a OAB naquele momento se mostrou unida e forte e encampou esta guerra. De imediato a OAB-BA e o CONSELHO FEDERAL foram comunicados de tão grave situação e todos os esforços foram somados para alcançarmos o resultado tão almejado, que seria a liberdade do nosso colega. No dia 14 de junho os advogados, liderados pela OAB de Itabuna, ocuparam as escadarias do Fórum Rui Barbosa para mostrar para todos a nossa indignação. A Comissão de Prerrogativas da OAB-BA foi chamada pelo nosso Presidente Estadual LUIZ VIANA QUEIROZ e imediatamente os esforços foram somados aos advogados de Itabuna que já defendiam o colega. Também o CONSELHO FEDERAL DA OAB encampou a luta. Assim, estiveram no Rio de Janeiro, no início do mês de agosto, o Presidente da OAB/BA, o Presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, o Conselheiro Estadual, Guilherme Scofield, e o Advogado de Anderson, Dr. Maurílio Eufrásio da Anunciação Neto e as muralhas da resistência começaram a sucumbir.

Defensores de Anderson no Rio de Janeiro

A Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, presidida pelo Dr. JARBAS VASCONCELOS DO CARMO também ingressou nesta frente e no dia 09 de Novembro de 2016 a Caravana das Prerrogativas e Cidadania realizou uma audiência pública em frente à Sede da OAB, aqui em Itabuna. Finalmente, em 15 de dezembro, aconteceu à audiência de instrução e ficou evidente toda a mobilização que foi feita pela OAB. Estavam presentes nesta audiência: Dr. Maurilio Anunciação Neto e Dra. Ramayana Melo, advogados de Anderson, Drs. Renato Teixeira e Bruno Rodrigues (OAB/RJ), Dr. Antônio Matos (Membro da Comissão de Prerrogativas da OAB/BA) e Dr. Claudio Demczuk (Procurador Geral Adjunto do CFOAB CFOAB). Ali estava também o Colega Sânzio Peixoto, criminalista e Secretário da OAB de Ilhéus, que desde o início esteve nessa luta, ante a sua identificação com a área do Direito envolvida.

Caravana das Prerrogativas

Certo é que, após um ano de tanta turbulência em todos os setores, economia em crise, política nacional fragilizada, acidentes e tantas coisas mais, podemos encerrar o ano com uma notícia que enche de alegria a todos nós: ANDERSON SÁ DE OLIVEIRA TEVE O SEU ALVARÁ DE SOLTURA EXPEDIDO NESTE DIA! Agora podemos dizer que teremos um FELIZ NATAL!

Venha para a sua casa Anderson. Venha para Itabuna. Aqui é o seu lar. Aqui estão a sua família, seus amigos e colegas. A OAB ITABUNA registra o mais profundo agradecimento a cada um que colaborou nesta luta. Não apenas os que atuaram profissionalmente, mas aqueles que acompanharam, sofreram, oraram, torceram. A VITÓRIA DE ANDERSON É A VITÓRIA DE TODOS!