Comissão de Diversidade Sexual da OAB Bahia lança nota de pública de repúdio em face de música/letra com conotação Homofóbica

nota de repudio

Em setembro de 2014 a banda de pagode "Bailão do Robyssão" lançou a música "Quem Banca é o Viado", fato que gerou revolta nas organizações não governamentais que defende os direitos LGBT´s. Diante disso a Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados – Seção Bahia tornou pública uma nota de repúdio à música produzida pela banda acima citada. Confira abaixo a nota na íntegra.

Nota de Repúdio a música "Quem Banca é o Viado"

"A Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia, da Ordem dos Advogados da Bahia, torna público o seu repúdio à música intitulada "quem banca é o veado", reproduzida pelo cantor Robissão, juntamente com sua Banda. A música, de forma grotesca, baseia-se na crítica a um jovem que foi visto saindo com presentes da casa de um homossexual, vide o refrão: "eu tô sabendo, eu tô ligado, eu vi você saindo da casa do veado". Observa-se que a letra traz um conteúdo altamente preconceituoso e homofóbico, estigmatizando o homossexual e, colocando-o em uma situação de vulnerabilidade. Após anos de árdua luta, o direito homoafetivo alcançou avanços significativos, tais como a tutela jurídica da união entre pessoas do mesmo sexo e a possibilidade de utilização do nome social pelo indivíduo transgênero, dentre inúmeros outros. O preconceito persiste e é duramente combatido de forma diuturna. Sendo assim, compactuar com manifestações como a indigitada música do cantor Robissão, seria o mesmo que corroborar com o estigma inverossímil de que inexiste afetividade nas relações entre pessoas do mesmo sexo e, ademais, com a estigmatização do jovem morador da periferia como um "gigolô". A situação se agrava ainda mais pela proximidade com o carnaval, evento no qual milhares de pessoas se aglomeram nas ruas e, no qual são observadas inúmeras violações aos direitos humanos e situações de violência contra os gays, lésbicas, travestis e transexuais. Convidamos o cantor Robissão, os demais integrantes da Banda e todos os demais leitores a uma reflexão que apenas se baseia no bom senso. Qual o sentido de propagar uma música que reproduz um conceito nocivo, preconceituoso e que contribui para a intolerância que vitimiza tantos indivíduos, todos os dias, em todo o mundo? Qual o sentido de criar estigmas cruéis que apenas aumentam a discriminação sofrida pelos jovens moradores da periferia? Qual o sentido de reproduzir atos que podem expor o próximo a uma situação de violência? Nossa resposta é clara: não faz sentido algum."