Nota de Apoio ao movimento “Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas”

Nota de Apoio ao movimento “Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas”

A Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Itabuna - Bahia, através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher objetivando atuar, não apenas para as mulheres advogadas, mas principalmente para as mulheres da Região da circunscrição da Subseção de Itabuna – BA; vem a público, representando o sentimento de todas as mulheres, manifestar total apoio à Dra. LUANA PAIXÂO.

violencia-contra-a-mulher

Luana Paixão – Advogada, inscrita na OAB-BA sob número 21.137, Doutora em Direito pela UFBA e Professora titular de Direito Constitucional da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) - postou em sua rede social um relato doloroso e chocante, situação aquela vivenciada por milhares de mulheres todos os dias no Brasil. No Dia 08 de Março de 2015, exatamente no dia internacional da mulher, Luana relatou que teve sua intimidade e corpo violado dentro de um ônibus de transporte intermunicipal. Ao tentar registrar a ocorrência policial de abuso sexual, teve de lidar com violências sucessivas, inicialmente a violência física e psicológica, posteriormente o despreparo dos agentes de Estado, a falta de plantão policial nas cidades de Gandu e Itabuna, a violência social e simbólica em que muitos passageiros se opuseram que o ônibus fosse até a delegacia em Itabuna a fim de registrar o Boletim de Ocorrência, demonstrando total ausência de solidariedade com a Mulher em situação de vulnerabilidade.

Viajar em transporte coletivo sem abuso sexual é direito de toda Mulher; e, para que situações como esta não continue a acontecer impunemente a OAB Subseção de Itabuna apoia o Movimento "Mexeu Com Uma Mexeu Com Todas" encabeçado pela Dra. LUANA PAIXÃO; a fim de que sejam realizadas políticas para coibir e extirpar os crimes sexuais de nossa sociedade; para que a empresas de transporte coletivo preparem seus funcionários e, para que o Estado e seus agentes proporcionem o acolhimento e as medidas jurídicas necessárias garantindo que todas as Mulheres possam exercer o seu direito de ir e vir, livre de abusos sexuais. O transporte é Público o Corpo da Mulher NÃO!!!