OAB faz alerta sobre o caos.

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Itabuna, através de suas comissões e sua diretoria, se mobiliza com o conjunto da sociedade, para frear a violência avassaladora que tomou conta desta cidade e de toda a região cacaueira. Esperamos que todos os setores representativos desta região se unam em torno deste gravíssimo problema. A violência é sintomática e atinge a todos, indistitamante. Seu combate passa pela ação responsável de todos e principalmente pela força representativa das classes.

O tema violência urbana é bastante amplo e permite várias abordagens. Fatores sociais são freqüentemente elencados e invariavelmente tidos como causadores das mazelas e do descontrole da violência. Entretanto, estamos vivendo um momento de muita fragilidade de nossas instituições. Os programas de repressão e ressocialização de infratores naufragam na burocracia de um Estado inoperante e lento. O Estado legal e desorganizado, perde para o "Estado ilegal" e organizado. Onde está o erro? Qual é a solução? E novamente Cézar de Beccaria entra em cena para asseverar que "As penas não são justas, quando a sociedade não emprega os meios para prevenir o delito". Será realmente esse o motivo? O modelo de Segurança já se esgotou. A lei recém criada já se apresenta ultrapassada.

WhatsApp Image 2018-02-22 at 11.25.09.jpeg

O sentimento reinante em todas as camadas sociais é o de total abandono, de insegurança... e esta sociedade clama, desesperada, por políticas públicas que se mostrem eficientes no combate a esta metástase desenfreada.

Medidas paliativas não resolvem! Assistir ao circo pegar fogo também não! Afinal, estamos debaixo da mesma lona. Somente com a união de esforços e a integração sistemática de uma operação que tenha como objetivo final o resgate da cidadania através de uma educação eficiente, que oportunize a todos de forma mais linear, é que sairemos deste caos instalado. Um prisioneiro custa R$ 2.400 por mês ao Estado. Um aluno do ensino médio em sala de aula custa R$ 2.200 por ano. Isso não é, e não pode ser compatível com uma sociedade em pleno século 21. Não quero ser apocalíptico, só espero que saiamos da letargia para compreender a dimensão do que está acontecendo e do que está por vir.

Dr. Edmilton Carneiro presidente da Subseção da OAB de Itabuna.