OAB Itabuna participa de encontro com Familiares de Presos do Conjunto Penal de Itabuna

Ocorreu neste domingo um Encontro de Familiares de Internos do Conjunto Penal de Itabuna. A reunião foi uma iniciativa da Pastoral carcerária da Igreja Católica, da Igreja Batista Esperança, da OAB Subseção Itabuna e do Conselho da Comunidade para Assuntos Penais. Diversas autoridades se fizeram presentes como os vereadores da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores. O Major Júlio Santos, diretor interino da unidade penal Major Julio Santos respondeu os questionamentos dos familiares. As principais dúvidas consistem em quando serão liberadas as visitas dos parentes, quando a operação irá terminar, se haverá "Saidão" da Semana Santa e quando os presos do regime semi-aberto e aberto serão liberados bem como a situação dos serviços essenciais como alimentação, água, atendimento médico-ambulatorial. As famílias seguem angustiadas sem notícias específicas de seus parentes. O presidente da OAB Itabuna Dr. Andirlei Nascimento tomou conhecimento de que advogados(as) foram impedidos de visitar seus clientes e o Major Julio determinou a regularização, uma vez que tal ato fere as prerrogativas legais do advogado prevista no Estatuto da OAB(lei Federal 8906/1994).

Uma Nova reunião foi marcada para esta próxima quarta-feira, dia 20/03 na Igreja Santa Rita de Cássia no São Caetano às 19:30, e, com tal organização a Pastoral Carcerária espera que as reivindicações das famílias sejam atendidas. Dr. David Pedreira reforça: "Não aceitaremos a violência aqui fora, na comunidade, nem dentro da unidade penal. Todos temos de viver num mundo de Paz."

<< veja mais fotos >>