Comissão de Responsabilidade Social da OAB-Itabuna participa de entrega de alimentos no Abrigo São Francisco

Os idosos do Abrigo São Francisco de Assis receberam nesse primeiro dia de novembro um grande presente: cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis. Esses produtos foram arrecadados no seminário “Ética, Prerrogativas e Sociedade de Advogados”, realizado pela UNIME e pela ESA (Escola Superior de Advocacia), em parceria com OAB-BA. Membros da Comissão de Responsabilidade Social da OAB-Itabuna marcaram presença nesta entrega, por entenderem a importância de ações como essa, que procura fazer o bem as pessoas.

Para Dr.ª Larissa Carneiro, a “possibilidade de contribuir com o grande projeto da OAB, atuando como agente transformador, engajados na melhoria das condições sociais da comunidade itabunense”, foi o que a fez integrar essa Comissão da Subseção local. O advogado Dr. Marcos Nascif, que também estava presente no Abrigo, completa o pensamento de Dr.ª Larissa afirmando que “hoje foi um dia muito importante, tanto para as pessoas que fazem parte do Abrigo São Francisco de Assis, como para os membros da Comissão de Responsabilidade Social da OAB Itabuna, pois, pequenos gestos quando feitos por muitas pessoas podem tornar uma vida melhor”.

A voluntária social, Virgínia Santos, que atua no Abrigo, revelou que a instituição não conta com muita ajuda do poder público e que são ações como essa de hoje e mais a aposentadoria de alguns idosos que mantém a casa. De acordo com ela, o dinheiro que seria utilizado na compra desses alimentos que foram recebidos, será destinado a aquisição de medicamentos, material de limpeza, fralda geriátrica e pagamento de direitos trabalhistas (FGTS, INSS 13º salário) dos 30 funcionários que lá atuam.

“A OAB e a ESA vêm priorizando os eventos jurídicos e entrelaçando com o social, trazendo a Ordem mais próxima da comunidade. Aqui em Itabuna queríamos ajudar uma instituição de serviço social e escolhemos o Abrigo São Francisco pelo fato deles cuidarem de nossos idosos e por sabermos de sua carência”, revelou Dr.º Guilherme Scofield, Conselheiro Estadual da OAB-Bahia.

A equipe que levou as doações até o abrigo, contava ainda com a participação do coordenador do curso de direito da UNIME – Dr. Raimundo Eloy Argolo, da supervisora do núcleo de práticas jurídicas da UNIME – Laís Dias, e do professor e advogado Dr. Leandro Coelho.