Fone: (73) 3613-1892

Notícias

Nesta segunda, 07 de outubro, a OAB Subseção de Itabuna realizou através da Comissão do Direito Sistêmico, Conciliação e Mediação, a primeira reunião do Grupo de Estudos dos Meios Dialógicos de Solução de Conflito, em parceria com a UNIME de Itabuna. A reunião contou com a participação de estudantes de Direito, professores e advogadas(os). Compuseram a mesa dos trabalhos: a presidente da Comissão, Pollyana Guterres e os membros Ailton Alexandrino Jr., Sinara Alves, Larissa Moutinho, Helen Ferraz, Andréa Peixoto e Marianna Oliveira.
“A mediação atua em diversas área do Direito e a discussão que esse grupo provoca, tem como objetivo dirimir conflitos e atualizar estudantes e advogados das respectivas técnicas aplicadas”, concluiu a presidente, Pollyana Guterres.

 

WhatsApp Image 2019-10-09 at 17.04.38.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-10-09 at 17.05.22.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-10-09 at 17.05.33.jpeg

 

A Comissão da Educação da OAB Subseção de Itabuna realizou nesta quarta, dia 02/10, no auditório da entidade, uma relevante palestra acerca de um dos problemas mais recorrentes deste século: “Depressão no Ambiente Familiar”. O tema foi abordado pela professora e psicóloga, Maria da Conceição Almeida Vita.

 

WhatsApp Image 2019-10-04 at 10.32.06.jpeg

 

O enfoque dado pela palestrante, nos remete a reflexões profundas em nosso ambiente de trabalho e principalmente na nossa vida familiar. Nossas perdas e a nossa capacidade de superação diante das adversidades.


O cerimonial do evento foi feito pela vice-presidente da Comissão da Educação, Fernanda Prates, que ao iniciar os trabalhos, convidou, para compor a mesa, a vice-presidente da OAB de Itabuna, Aline Gomes, o presidente da Comissão da Educação da OAB local, Edivaldo Alves Júnior, o presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Othon Dantas, a presidente da Comissão de Arbitragem, Direito Sistêmico e Conciliação, Pollyana Guterres, e a palestrante, psicóloga Conceição Vita.


O presidente da Comissão que organizou o evento, Edivaldo Júnior, destacou que “Em meio a tantas lutas e angústias, vimos a necessidade de um olhar mais fraterno e empático para com o próximo. Enquanto advogados, entendemos que, de tantos bens a serem tutelados, a vida é o primeiro e mais valioso bem que possuímos. Aprendermos um pouco mais sobre esse mal do milênio é a melhor forma de enfrentá-lo no seio da família”.

 

WhatsApp Image 2019-10-04 at 10.32.10.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-10-04 at 10.32.12.jpeg

A Ordem dos Advogados do Brasil Subseção de Itabuna-BA, através da sua Comissão da Mulher, na data de hoje, 26 de Setembro de 2019, vem a público, dirigir-se à advocacia e à sociedade brasileira, para mais uma vez MANIFESTAR REPÚDIO contra a veiculação criminosa do nome da ADVOGADA THATIANA PONCINO DO NASCIMENTO e imagens “FAKES” que circulam em sites da internet, grupos de whatsapp, Instagram e Facebook.

 

WhatsApp Image 2019-09-26 at 18.33.12.jpeg

 

O responsável pela montagem e veiculação do conteúdo criminoso, ardilosamente, cortou o rosto das mulheres que aparecem despidas nas imagens e as enviou juntamente com fotos das redes sociais da advogada, no intuito de induzir àquele que as recebe a acreditar que essas mulheres e a advogada são a mesma pessoa.

 

Repisa-se que não se trata da advogada Thatiana Poncino nas imagens de nudez e que a conduta daquele que realizou a referida montagem, é crime tipificado no artigo 216-B, parágrafo único do Código Penal. Responde criminalmente também, aquele que repassa essas imagens por qualquer meio.

 

A OAB Subseção de Itabuna e a Comissão da Mulher já estão tomando todas as providências cabíveis para punir os responsáveis pela montagem e pela propagação do conteúdo.

 

“É inadmissível que esse ato criminoso fique sem a devida investigação e impune! Thatiana Poncino é uma advogada conhecida por sua idoneidade e reputação ilibada, profissional íntegra, que atua com muita responsabilidade, respeitando os valores éticos e morais.


Portanto, pedimos encarecidamente que ajudem a combater essa violência contra à mulher, mãe e profissional.”

 

Finalizam e assinam a referida nota de repúdio a presidente da Comissão da Mulher, Andréa Peixoto e o presidente da Subseção, Edmilton Carneiro.

A Comissão do Meio Ambiente da OAB Subseção de Itabuna realizou nesta quarta (25/09), no auditório da entidade, um ciclo de palestras acerca do turismo ecológico como ferramenta de desenvolvimento consciente e sustentável na região Sul da Bahia.

 

WhatsApp Image 2019-09-27 at 09.04.28.jpeg

 

O palestrante, empresário e produtor de chocolate de origem na Fazenda Irerê, Gerson Marques, com leveza e bom humor, fez uma abordagem histórica da cultura cacaueira e sua retomada com o conceito da produção ponta a ponta (que ocorre desde a produção do fruto à confecção do produto final, o chocolate), do turismo rural, valorização da região e seus recursos naturais com sustentabilidade.


O Secretário do Meio Ambiente e Turismo de Iguaí, Roberto Macedo, revelou a todos os presentes os encantos do município e seu potencial para o turismo ecológico e suas diversificações. Abordou os desafios enfrentados e conquistas alcançadas na gestão dos recursos naturais do município em prol do turismo sustentável que fazem parte do “trade” desta bucólica e aprazível cidade.


A advogada e ativista ambiental, Jurema Cintra, expôs a relação direta entre o consumo consciente e a produção de lixo e seu descarte irregular de resíduos nocivos ao meio ambiente. Com muita propriedade, abordou do consumo consciente à compostagem de resíduos e visionária meta "lixo zero", num belo convite aos presentes à possibilidade de uma vida sustentável.

 

Estavam presentes no seminário, a vice-presidente da OAB de Itabuna, Aline Gomes, o Conselheiro Estadual, Rui Carlos, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB local, Fabio Ramos, que ocuparam assentos à mesa e deram o suporte necessário para realização do mesmo. O cerimonial foi feito pelo membro da Comissão, Fabio Ramos Junior que conduziu os trabalhos com muita desenvoltura.


“A OAB de Itabuna segue firme na discussão de problemas que fazem parte da nossa realidade regional, no sentido de amenizar e propor alternativas para uma sociedade cada vez melhor, consciente e mais esclarecida”. Destacou o presidente da Comissão, Fabio Ramos.

 

WhatsApp Image 2019-09-27 at 09.04.23.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-27 at 09.04.14.jpeg

 

 

WhatsApp Image 2019-09-23 at 22.40.27.jpeg

 

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma daquelas idéias que se iniciam com pequenas ações a fim de modificar a realidade local, contagiando outras pessoas e impactando o mundo. O nome do evento descreve sua essência e objetivo: “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”.
No Brasil, o Dia Mundial da Limpeza (www.diamundialdalimpeza.com.br) contou com a mobilização nacional de voluntários pelo Instituto Limpa Brasil Let’s do it! e pela Teoria Verde.
Em Itabuna, a subseção da OAB apoiou e participou, por meio da Comissão de Meio Ambiente, do Dia Mundial da Limpeza, organizado Instituto Viverde, Juntos pelo Rio Cachoeira, Unime em associação com outras entidades e movimentos coletivos. Uma bela iniciativa e o planeta agradece...

 

WhatsApp Image 2019-09-23 at 22.40.09.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-23 at 22.40.03.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-23 at 22.40.20.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-23 at 22.40.13.jpeg

 

Nesta Quinta, 29 de agosto, a OAB Subseção de Itabuna através da sua Comissão da Mulher, realizou um seminário comemorativo aos 13 anos da Lei Maria da Penha. O evento foi realizado no auditório da UNIME e contou com a participação de um número próximo a 400 pessoas entre estudantes e convidados. A presidente da Comissão da Mulher, Andréa Peixoto, ficou à frente da organização e da pauta proposta. Os palestrantes discorreram sobre diversos aspectos da Lei Maria da Penha e suas consequências nos dias atuais, apontaram falhas e caminhos a seguir. Uma encenação teatral muito impactante e protagonizada pelo professor/ator Jailton Alves, também fez parte da programação. O promotor Inocêncio Carvalho, a delegada Lisdeili Nobre, A professora e advogada Lara Kauark e a Tenente Laís Sena, após suas palestras, aguardavam ansiosos o depoimento da jovem estudante de direito, Eva Luanna. O caso de repercussão nacional que envolve a jovem palestrante foi muito contundente e seu relato provocou fortes emoções. Um evento inesquecível!

 

“Eu tenho quase 60 anos. Quando se chega a essa idade, imagina-se que já se viveu ou se aprendeu tudo. Mas, a vida me ensinou que não. Conheci EVA LUANNA. Uma super mulher que me ensinou e me ajudou a responder vários questionamentos que eu trazia comigo: aprendi que as mulheres violentadas não denunciam seus algozes, porque o medo aprisiona; aprendi que se olharmos para os lados, vamos observar que existem muitas mulheres que gritam em silêncio e seus corpos dão sinais claros, de dor; aprendi que devemos olhar mais para os lados. Estamos muitos absortos, egoístas, desconcentrados e desinteressados pelo próximo; aprendi que é fácil chorar; aprendi que é preciso aprender; e que conhecer gente como EVA é estar mais próximos do amor e, dessa forma, é possível até a tocá-lo; você já imaginou tocar no amor? Ou imaginou que só ele poderia tocar alguém? Enfim, ontem, cresci mais 60 anos. Esquecer de EVA LUANNA a partir de agora, será impossível. Prometo que vou olhar mais as mulheres do lado e vou querer ver a força de EVA LUANNA em cada uma delas! Obrigado, EVA, por acordar em mim, algo que eu desconhecia...”. Essa foi a avaliação do presidente da OAB de Itabuna, Edmilton Carneiro.

WhatsApp Image 2019-09-02 at 11.54.55.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-02 at 11.54.51.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-02 at 11.54.49.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-02 at 11.54.48.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-02 at 11.54.46.jpeg

 

WhatsApp Image 2019-09-02 at 11.54.57.jpeg

 

Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Bahia - Subseção Itabuna

© Copyright 2017 OAB/BA Itabuna   |   Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por