#informa

Comunicados

Fique por Dentro

Lançamento do Projeto ECA nas Escolas

A OAB- Subseção Itabuna, através da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente e da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na data de ontem, 17 de abril, realizou o Lançamento do Projeto ECA nas Escolas, na Escola Luiz Viana Filho.

O Programa tem como objetivo:

Promover a divulgação de conhecimentos jurídicos e noções básicas de cidadania, estimular o conhecimento dos problemas da sociedade visando diminuir qualquer tipo de violência, especialmente no ambiente escolar, o uso de drogas, a exploração infantil, o abuso sexual, preconceitos de forma geral e outros temas relevantes, proporcionar conhecimento aos jovens sobre os direitos sociais visando o mercado de trabalho, despertar nos alunos a capacidade reflexiva de argumentação, entre outros.

Com a presença do Presidente, Dr. Rui Carlos, do membro da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, Dr. Reginaldo Prado, da Presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Lilian Hori, de Diretoras, Coordenadoras Pedagógicas e Professores, o encontro teve como objetivo apresentação de proposta, e em um bate papo informal, ouvir as necessidades e opiniões do corpo escolar ali presentes.

Solenidade – Entrega de Carteiras

Na última quarta-feira, 03 de abril, aconteceu na OAB – Subseção Itabuna, a Solenidade de Entrega de Carteiras para 7 novos (as) advogados (as).

Prestaram compromisso os advogados (as):
1. AMANDA MARIA ALVES DOS SANTOS – 81.322
2. GABRIEL MOREIRA CAVALCANTE – 81.535
3. JOAB DE FREITAS SOUTO – 81.578
4. KARIN BAHIA DOS SANTOS – 81.724
5. LUCAS SANTOS SOUZA – 81.685
6. NATALIE RODRIGUES DOS SANTOS SILVA – 81.304
7. TAYLA CHAVES SOARES – 81.376

A cerimônia foi conduzida pela advogada Dra. Vanessa Arruda, Presidente da Comissão Jovem Advocacia. Compuseram a mesa:
O Presidente da OAB – Subseção Itabuna, Dr. Rui Carlos, o Delegado da CAAB, Dr. Ruy Nepomuceno, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Pollyana Guterres, a Vice-Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Monique Sallu, o Vice-Presidente da Comissão de Acesso à Justiça, Dr. Ailton Alexandrino, o advogado Dr. Marcos Bastos, o advogado Dr. Jonas Boamorte, o advogado Dr. Ariovaldo Barboza e Jilvone Chaves, mãe da advogada Dra. Tayla Chaves, que representou todos os familiares e amigos presentes na cerimônia.

O discurso de boas-vindas foi feito pela Advogada Dra. Monique Sallu que além de desejar boas-vindas aos novos (as) advogados (as), compartilhou um pouco da sua trajetória na advocacia. O advogado Dr. Ruy Nepomuceno, também desejou boas-vindas e explicou sobre os benefícios da CAAB.

O presidente da OAB Itabuna, Dr. Rui Carlos, finalizou a cerimônia parabenizando os novos colegas e seus familiares pela conquista, falou da importância de todos estarem envolvidos nas atividades da Ordem e desejou uma trajetória de muito sucesso. Um momento muito emocionante que ficará na memória de todos que estavam presentes. A OAB – Subseção Itabuna, deseja a todos (as) muito êxito em sua trajetória profissional!!

I CONFERÊNCIA DE DIREITO DO SUDOESTE DA BAHIA

A OAB/BA – Subseção de Itabuna, representada pelo Presidente, Dr. Rui Carlos, esteve presente no último sábado, 06 de abril, na I CONFERÊNCIA DE DIREITO DO SUDOESTE DA BAHIA.

Com o apoio da OAB/BA – Subseção de Jequié, na pessoa de seu Presidente, Dr. Henrique Malta, o evento atraiu mais de 300 participantes e abordou uma ampla gama de temas relevantes para o direito, contando com a contribuição de mais de 25 palestrantes de elevado saber jurídico.

Esteve presente também o Dr. Hermes Hilarião, Tesoureiro da OAB/BA; Dra. Luciana Silva, Presidenta da OAB/BA Subseção de Vitória da Conquista; o Exmo. Desembargador do TJBA, Dr. José Aras; a Conselheira da OAB/BA, Dra. Lara Kauark; além de professores da região.

O objetivo principal do evento foi criar uma ponte entre estudantes, acadêmicos e advogados, promovendo networking e compartilhamento de conhecimento.

OAB ITABUNA SE REÚNE COM JUIZ SUBSTITUTO DA 1ª VARA DE FAMÍLIA

Após registro de reclamações com indicação de processos da 1° Vara de Família, que se encontram com mais de cem dias sem movimentação, em virtude de impedimento do Exmo. Sr. Dr. Juiz Titular da Vara, o Presidente da OAB Subseção de Itabuna, Dr. Rui Carlos, juntamente com o Presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Dr. Thiago Cruz, inicialmente se reuniram em conjunto com os serventuários da 1ª e 2° Vara de Família, para identificar o problema e possíveis soluções.

Com a identificação dos possíveis problemas, foi designada uma segunda reunião, esta com o Exmo. Dr. Sami Storch, Juiz da 2° Vara de Família, primeiro substituto da 1ª Vara de Família e sua assessora, Layala Vaz, sendo colocado pelo Exmo. Juiz, que apesar dos referidos processos serem antigos e de alta complexidade, se comprometeu juntamente com sua equipe, em encontrar formas de dar andamento aos referidos processos, inclusive com designação de audiência para se tentar uma composição entre as partes.

PASSEATA EM DEFESA DOS DIREITOS E CONTRA VIOLÊNCIA A MULHER

O grupo de ação Comunitária que integra toda a sociedade civil organizada de Itabuna com apoio dos órgãos e instituições da rede de proteção à mulher vítima de violências, convida toda a sociedade para participar de uma passeata no dia 25 de março, às 9 hrs, saindo do Jardim do Ó, descendo à Cinquentenário.

Esse movimento tem o intuito de dar visibilidade a essa pandemia que assola também o Brasil que é a violência contra a mulher e registrar a nossa indignação contra a misoginia, racismo, machismo e toda forma de violação de direitos.

Defendemos o funcionamento da DEAM para o atendimento 24 hrs e fins de semana, a instalação de uma terceira Vara de Família e uma Vara Especializada de Violência Doméstica Contra a Mulher.

Não deixem de participar.
Tragam suas faixas, cartazes, marquem a presença.

Unidos podemos mudar o mundo.

E o mês da mulher continua...

No dia 15/03, nessa próxima sexta-feira, às 9h, na sede da OAB Itabuna convidamos todas as colegas e interessados para mais um momento especial em alusão ao mês em que é comemorado o Dia da Mulher.

Assim, em continuidade ao nosso projeto “Março Lilás”, idealizado pela Comissão da Mulher Advogada em conjunto com a Comissão de Proteção dos Direitos da Mulher e Comissão de Direito Médico e Saúde, teremos o papo ENTRE ELAS, que irá abordar aspectos da saúde mental da advogada e alimentação adequada e prática para o dia a dia da mulher. Será realizada na mesma manhã uma aula de alongamento e disponibilização do serviço de manicure.

E para abrilhantar ainda mais nosso evento teremos uma mini-feira de negócios aberta a todas nossas colegas empreendedoras que desejarem divulgar e ofertar seus produtos com descontos especiais para a Classe.

Venha você, colega Advogada, participar desse momento tão especial.

Nos dias 4 e 5 de março, a OAB Subseção de Itabuna representada pelo Presidente, Dr. Rui Carlos, participou do IX Colégio de Presidentes da OAB-BA.

No Colégio foi apresentado pelo Presidente a necessidade de serem tomadas medidas para a urgente aplicação da Lei, que determina as DEAMs abrirem vinte e quatro horas e aos fins de semana, tema que foi aprovado por unanimidade e levado para a reunião do Conselho Pleno, para ali serem determinadas as medidas cabíveis ao tema.

No ano de 2023 a Seccional publicou a Portaria n° 0070/2023 – GP, criando o Grupo de Trabalho, para estudo de medidas relativas à VALORIZAÇÃO DO DANO MORAL, nomeando como membros o Presidente de Itabuna, escolhido Coordenador do Grupo, a Presidenta da Subseção de Porto Seguro, Dra. Fernanda Salvatore e o Presidente da Subseção de Juazeiro, Dr. Rubnério Ferreira.

Após ouvir colegas e Juízes das Varas dos Juizados de Comarcas distintas e, após pesquisa em vários bancos de dados de decisões de diversos Tribunais, foi apresentado pelo GT o resultado do trabalho, para conhecimento do Colégio, sendo o mesmo aprovado e determinado novos encaminhamentos, pois a solução só pode vir de uma ação coletiva e não de ações isoladas de Subseções, pois existem procedimentos, normas e princípios processuais que não podem ser revistos e reformados por ações das Diretorias de Subseções.

Foi proposto ainda no colégio uma uniformização dos procedimentos dos Juizados Especiais, como intimação das partes do trânsito em julgado das decisões, para as devidas providencias em prazo fixado; prazo para manifestação da parte quando a defesa vier com numerosa prova documental e preliminares; aceitação da procuração com assinatura digital; que a regra para designação de audiências seja na forma presencial, sendo uma faculdade da parte o pedido de forma virtual e não uma imposição.

Foi debatido os entraves criados pelos magistrados para deferimento da Justiça Gratuita; padronização dos requisitórios de RPV na Justiça Federal; além de vários outros temas necessários a defesa da advocacia.

IX Colégio de Presidentes da OAB-BA

Nos dias 4 e 5 de março, a OAB Subseção de Itabuna representada pelo Presidente, Dr. Rui Carlos, participou do IX Colégio de Presidentes da OAB-BA.

No Colégio foi apresentado pelo Presidente a necessidade de serem tomadas medidas para a urgente aplicação da Lei, que determina as DEAMs abrirem vinte e quatro horas e aos fins de semana, tema que foi aprovado por unanimidade e levado para a reunião do Conselho Pleno, para ali serem determinadas as medidas cabíveis ao tema.

No ano de 2023 a Seccional publicou a Portaria n° 0070/2023 – GP, criando o Grupo de Trabalho, para estudo de medidas relativas à VALORIZAÇÃO DO DANO MORAL, nomeando como membros o Presidente de Itabuna, escolhido Coordenador do Grupo, a Presidenta da Subseção de Porto Seguro, Dra. Fernanda Salvatore e o Presidente da Subseção de Juazeiro, Dr. Rubnério Ferreira.

Após ouvir colegas e Juízes das Varas dos Juizados de Comarcas distintas e, após pesquisa em vários bancos de dados de decisões de diversos Tribunais, foi apresentado pelo GT o resultado do trabalho, para conhecimento do Colégio, sendo o mesmo aprovado e determinado novos encaminhamentos, pois a solução só pode vir de uma ação coletiva e não de ações isoladas de Subseções, pois existem procedimentos, normas e princípios processuais que não podem ser revistos e reformados por ações das Diretorias de Subseções.

Foi proposto ainda no colégio uma uniformização dos procedimentos dos Juizados Especiais, como intimação das partes do trânsito em julgado das decisões, para as devidas providencias em prazo fixado; prazo para manifestação da parte quando a defesa vier com numerosa prova documental e preliminares; aceitação da procuração com assinatura digital; que a regra para designação de audiências seja na forma presencial, sendo uma faculdade da parte o pedido de forma virtual e não uma imposição.

Foi debatido os entraves criados pelos magistrados para deferimento da Justiça Gratuita; padronização dos requisitórios de RPV na Justiça Federal; além de vários outros temas necessários a defesa da advocacia.

E o mês da mulher continua...

Dia: 15/03 Horário: 9h Local: sede da OAB ITABUNA

Teremos o papo ENTRE ELAS:

💜Saúde mental da advogada e os desafios no mundo atual. Psicóloga : Tharcylla Gama - Psicóloga clínica, especialista em Terapia Cognitivo e Comportamental, Professora da UNEX.

💜Alimentação adequada e prática para o dia a dia da mulher. Nutricionista: Luciana Silva de Souza - Nutricionista, com especialização em Nutrição, MBA em Nutrição Esportiva, pós-graduação em Oncologia e pós-graduação em Nutrição Renal.

E em seguida:

💜Aula de Alongamento para praticar em seu escritório.

💜 E ainda teremos uma mini-feira de negócios aberta à todas nossas colegas empreendedoras que desejarem divulgar e ofertar seus produtos com descontos especiais para a Classe.

Venha você, colega Advogada, participar desse momento tão especial.

#vocêéoprojetomaisimportantedasuavida #oabitabuna

A todas as advogadas, feliz todo dia, nobres guerreiras!

Nos dias 08 e 11 de março, a OAB - SUBSEÇÃO ITABUNA, promoveu, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, encontros especiais entre advogadas e colegas advogados, em enaltecimento à data mais que especial, simbólica, sendo o primeiro deles um café da manhã, na sede da Subseção e, já na cidade de Camacan, na tarde do dia 11.03, um encontro extensivo às nobres colegas daquela Comarca!

Os eventos apenas despontam dentre o vasto cronograma do MÊS DA MULHER, que abordará temas essenciais na sede da Subseção, como saúde da mulher, empreendedorismo na advocacia feminina, previdência complementar, além de momentos com profissionais da área de psicologia e nutrição!

Fortaleçamos, sempre, aquelas que lutam, bravamente, pelos pilares do nosso Estado Democrático de direito e pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária!

ENTIDADES DE CLASSE, SINDICATOS E SOCIEDADE CIVIL PARTICIPAM DE ATO EM DEFESA DA COMPETÊNCIA CONSTITUCIONAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO EM ITABUNA

Na manhã de 28 de fevereiro a Subseção da OAB de Itabuna representada por seu Presidente, Dr. Rui Carlos, pela Secretária Adjunta, Dra. Mariana Vila Flor, a Seccional representada pelo Conselheiro Seccional, Dr. Guilherme Scofield, a ABAT - Associação Baiana de Advogados Trabalhistas, representada pela Dra. Aline Gomes, a ANAMATRA 5, Representada pela Dra. Telma Souto, Juíza da Quarta Vara do Trabalho de Itabuna, além da presença de advogadas, advogados, representantes de diversas entidades sindicais, da Sociedade Civil Organizada e comunidade, promoveram na porta da Justiça do Trabalho ato que faz parte do Movimento Nacional em Defesa da Competência Constitucional da Justiça do Trabalho.

Trata-se de movimento de cunho nacional que ocorreu simultaneamente em diversas capitais e cidades do país e que tem a finalidade de demonstrar a preocupação com as decisões proferidas pelo STF que retiram a competência da Justiça do Trabalho.

Também participaram do movimento representantes de centrais sindicais CUT e CTB, os sindicatos Sindserv (servidores públicos municipais), Sintserf (servidores federais), Sintesi e Sindtae (trabalhadores da área da saúde), Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Comerciários, Seeb (sindicato dos enfermeiros), acadêmicos do curso de Direito e a sociedade civil.

A preocupação com o esvaziamento da competência da Justiça do Trabalho que vem ocorrendo há algum tempo se intensificou com o surgimento de algumas decisões monocráticas proferidas por Ministros do STF que, ao negar a validade de decisões proferidas por juízes de trabalho reconhecendo vínculo de emprego, determinam a remessa dos processos para a justiça comum, o que no entender dessas entidades viola a Competência Constitucional da Justiça do Trabalho, que é de decidir sobre esses conflitos.

Segundo Aline Gomes, advogada representante da ABAT e coordenadora do movimento em Itabuna, há uma apreensão em face das restrições à competência constitucional da Justiça do Trabalho e enorme insegurança jurídica provocada pelas recentes decisões do Supremo Tribunal Federal. O acesso à justiça não estará sendo cumprido se o trabalhador tiver que ir para a Justiça Comum para discutir a existência de fraude no contrato de trabalho para só após 4 ou 5 anos e caso reconhecida a fraude, poder ingressar na Justiça do Trabalho pleiteando alguma verba. É a Justiça do Trabalho a instância constitucionalmente incubida dessa análise.

Para Rui Carlos, Presidente da Subseção da OAB de Itabuna, referidas decisões por parte da Suprema Corte representam severa restrição à competência da Justiça do Trabalho, prevista no art. 114 da CF/88 e podem representar um enfraquecimento da proteção social da dignidade do trabalhador e até um salvo conduto para que empresas abandonem o registro em carteira, o que representará também perda fiscal e tributária.

Projeto educacional entre a OAB Itabuna e a Unidade Prisional

Na tarde de 20 de fevereiro, a OAB Subseção de Itabuna representada por seu Presidente, Dr. Rui Carlos, a Presidente da Comissão Especial de Direito Criminal, Sistema Prisional e Segurança Pública, Dra. Thyara Novais, e o Vice-Presidente da Comissão Criminalista, Dr. Daniel Monteiro, manteve reunião com o Conjunto Penal de Itabuna, na pessoa do Diretor, Sr. Bernardo Cerqueira Dutra, do Diretor-Adjunto, Dr. Bruno Pitanga e a Socializa, na pessoa de seu Gerente Administrativo, Yuri Damasceno.

A reunião teve por objetivo, tratar de questões importantes que envolvem a advocacia e a unidade prisional.

Neste dia, foram apresentadas questões que necessitam da atenção de toda a sociedade, como o acúmulo de água na unidade e na redondeza em período chuvoso que está agravando a região.

Foi solicitado a climatização das salas de audiência, a ratificação do pedido de disponibilidade de mais duas vagas de estacionamento para advogados e advogadas que adentram na unidade e apresentação/estruturação do projeto:

“Concurso de redação: um passo para o futuro”

Em parceria com a CPI, a OAB Subseção de Itabuna e instituições colaboradoras que irá premiar os internos com certificados e seus familiares com prêmios para as melhores redações.

O projeto visa proporcionar educação e ressocialização aos internos.

#oabitabuna #itabuna

ENTREGA DE CARTEIRAS!!!

Na última quarta-feira, 21 de fevereiro, no auditório da OAB Subseção de Itabuna, ocorreu a solenidade de entrega de carteiras para 6 novos(as) Advogados(as), e como sempre, a cerimônia foi marcada por momentos de emoção.

Prestaram Compromisso os advogados (as):

1. ANA LUIZA PELLEGRINI DE MACEDO – 80.610
2. ANDREZA CHAGAS DA SILVA – 80.609
3. INGRYD PINHEIRO VEIGA – 80.965
4. JOSIMEIA SANTOS DA SILVA – 80.641
5. JULIA OLIVEIRA ASSUNÇÃO – 80.793
6. RENATA SILVA CHALHOUB – 80.973
A condução da cerimônia foi feita pela advogada Dra. Fernanda Oliveira, membro da Comissão da Jovem Advocacia e Vice-presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB Subseção Itabuna.

Compuseram a mesa: o Presidente da OAB Subseção Itabuna, Dr. Rui Carlos; o presidente da Comissão de Juizados Especiais Federais, Dr. Murilo Reis, a presidente da comissão da Jovem Advocacia, Dra. Vanessa Arruda, o presidente da comissão de Direito Público e Privado, Dr. Glauber Santos, a secretaria da Comissão de Direito Imobiliário, Dra. Flora Tuíra, a advogada Maria Júlia Caldas, o secretário da comissão da jovem advocacia, Dr. Maxlenon Sousa, o advogado Dr. Luciano Veiga, que representou todos os familiares e amigos presentes na cerimônia.

O discurso de boas-vindas foi feito pelo Advogado Dr. Murilo Reis, que desejou boas-vindas aos novos(as) advogados(as), e falou um pouco da sua trajetória na advocacia.

O presidente da OAB Itabuna, Dr. Rui Carlos, em sua fala, parabenizou os novos colegas e seus familiares pela conquista. Falou da importância de todos estarem envolvidos nas atividades da Ordem e desejou uma trajetória de muito êxito.

A OAB Subseção de Itabuna, deseja a todos (as) muito sucesso na profissão!!

📸 @hansleyneves

#oabitabuna #itabuna

Sede da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Itabuna estará passando por uma pintura

Comunicado ⚠️

No período de 19.02.2024 a 19.03.2024 o edifício da Sede da Subseção Judiciária da Justiça Federal de Itabuna estará passando por uma pintura.

Visando resguardar a saúde e segurança dos servidores e do público em geral os atendimentos serão realizados exclusivamente por meios virtuais, acessíveis através do link:

https://www.trf1.jus.br/sjba/servicos/atendimento-e-agendamentos A ação foi autorizada pelo E. TRF da 1ª Região através da Decisão PRESI n. 21/2024.

Foi colocado a disposição dos jurisdicionados o endereço eletrônico do Juízo, para eventuais questões institucionais:

01vara.itb@trf1.jus.br

Reunião entre OAB Itabuna e ASBAP

Reunião institucional entre a Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Itabuna e a Associação dos Advogados do Sul da Bahia (ASBAP), com a presença do Presidente da OAB-Subseção Itabuna, Dr. Rui Carlos, do Presidente da ASBAP, Dr. Paulo Higino, da Presidente da Comissão de Direito Previdenciário de Itabuna, Dra. Eloise Andrade, e do membro da ASBAP, Dr. Eduardo Barreto.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para promover a oferta de cursos na área do Direito Previdenciário em Itabuna, visando o aprimoramento profissional e o fortalecimento do conhecimento jurídico na região.

CUIDADOS COM OS GOLPES DOS FALSOS ADVOGADOS

COLEGAS!!!

Ficou alinhado com a Procuradoria da OAB-BA, que todas as denúncias identificadas de golpes utilizando nome e processos de colegas sejam formalizadas para este canal.

Foi orientado também fazer o BO digital e anexar ao e-mail.

Vamos juntos atuar para acabar com tais fraudes!!

Boas-vindas, ao Juiz Titular da Vara Cível, Dr. Rodrigo Rodrigues

Na data de 01 de fevereiro, a OAB Subseção de Itabuna representada por seu Presidente, Dr. Rui Carlos, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada de Camacan, Dra. Lilian Cardoso, o Presidente da Comissão de Apoio a Advocacia Criminal de Camacan, Dr. Gilberto Soares, a Presidente da Comissão de Direitos Humanos de Camacan, Dra. Marianna Aparecida, a Presidente da Comissão de Direitos, Prerrogativas e Fiscalizadora do Exercício Profissional de Camacan, Dra. Sheylla Santana, o Presidente da Comissão de Esportes de Camacan, Dr. Josenaldo Souza, a Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher de Camacan, Dra. Luciana Fernandes, o Presidente da Comissão Institucional de Camacan, Dr. Thiago Curvelo, o Presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia de Camacan, Dr. Jailton Fernando, demais membros das Comissões, advogadas e advogados militantes na Comarca de Camacan, deram boas-vindas, ao Juiz Titular da Vara Cível, Dr. Rodrigo Rodrigues.

A posse do Juiz ocorreu depois de muita luta da Subseção de Itabuna, Seccional, advocacia da Comarca e da comunidade, junto ao Tribunal de Justiça da Bahia, que atendendo a necessidade e anseios de jurisdicionados dos Municípios de Camacan, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia e Arataca, nomeou um Magistrado para assumir a Vara Cível da Comarca de Camacan como Juiz Titular.

OAB SUBSEÇÃO DE ITABUNA ABRIU INSCRIÇÕES PARA PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES TEMÁTICAS

A OAB Subseção de Itabuna, abriu inscrições para participação nas suas Comissões Temáticas. Podem participar toda a advocacia dos Municípios de Arataca, Buerarema, Camacã, Itabuna, Itapé, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia e São José da Vitória, bem como estagiários e estudantes do ultimo semestre do curso de direito.

De acordo com o presidente da OAB Subseção de Itabuna, Dr. Rui Carlos, a iniciativa visa atender a concepção da democratização do acesso da Ordem. "Na direção de construir a ordem jurídica constitucional e o Estado de Direito, como também, promover através do exercício da advocacia a efetivação dos direitos fundamentais e sociais, trazidos pela Carta Magna, garantindo assim, amplo acesso aos profissionais do direito e da comunidade", destacou.

Os interessados deverão preencher o formulário indicando a comissão que pretende integrar, através do link abaixo:

Reunião do primeiro Suporte de Ouvidoria a Mulher no Sul da Bahia

Na data de 30 de janeiro, a OAB Subseção de Itabuna representada por seu Presidente, Dr. Rui Carlos, a Presidente da Comissão da Mulher, Dra. Evelyn Santos, além de advogados e advogadas, junto com demais representações da Sociedade Civil, Poder Administrativo Estadual e Municipal, Poder Legislativo Estadual e Municipal, Poder Judiciário, se reuniu em um gesto de solidariedade e compromisso na inauguração da Sala Lilás, o primeiro Suporte de Ouvidoria a Mulher no Sul da Bahia, um marco significativo na luta contra a violência de gênero.

O evento, realizado na AMURC, foi um testemunho do poder da união e da determinação em fornecer apoio às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O objetivo da sala lilás é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro para que as vítimas possam relatar suas experiências e receber apoio psicológico, jurídico e social.

Ela faz parte de um conjunto de medidas para combater a violência de gênero e garantir o acesso das mulheres à justiça, além de fornecer apoio imediato, a sala lilás desempenha um papel fundamental na conscientização e prevenção da violência de gênero.

Ao oferecer uma infraestrutura dedicada e visível, ela sinaliza o compromisso da sociedade em enfrentar esse grave problema e encoraja as mulheres a romperem o ciclo de abuso.

Dia Nacional da Visibilidade Trans

Atualmente, o mês de janeiro traz reflexões sobre a importância da visibilidade de pessoas transgênero no Brasil, aceitação da transexualidade; representatividade e luta por acesso à saúde, à educação, à geração de emprego digno e renda e ao enfrentamento ao preconceito e à discriminação.

Com a nova campanha, o ministério aponta avanços conquistados e também lembra os 20 anos de luta e de desafios enfrentados por essa parcela da população. A campanha já realiza ações digitais sobre conscientização e promoção de respeito e da cidadania nas redes sociais do MDHC e apresentou o selo comemorativo do 20º aniversário da data, que traz a imagem de uma borboleta, como símbolo de transformação e liberdade.

Lançamento do livro "A vida em Cena"

No último dia 18 de janeiro, a OAB Subseção de Itabuna representada por seu Presidente, Dr. Rui Carlos, a Presidente da Comissão da Mulher, Dra. Evelyn Santos e o Vice-Presidente da Comissao Especial de Direito Criminal, Sistema Prisional e Segurança Pública, Dr. Daniel Monteiro, se fez presente no lançamento do livro "A vida em Cena", ocorrido no Conjunto Penal de Itabuna.

O livro, fruto de uma obra coletiva produzida por quinze reeducandos, reúne textos dramáticos produzidos a partir da Terceira Oficina Literária desenvolvida pela Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA), no âmbito do Projeto Virando a Página- Remição pela Leitura, com a coordenação do Corregedor-Geral, o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano e a Juíza Auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Dra Rosemunda Souza Barreto Valente.

O Conjunto Penal de Itabuna, tendo como Diretor Bernardo Cerqueira Dutra, e a Empresa Cogestora Socializa Brasil, na pessoa de seu Gerente Administrativo, Yuri Damasceno, vem se destacando por utilizar a educação como ferramenta ressocializadora de seus internos.

Se fizeram presentes em um momento tão significativo para todos os internos do CPI, além dos familiares dos reeducandos e autoridades aqui já citadas, o Juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Itabuna, Dr. Antonio Carlos Maldonado; representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Educação; da Defensoria Pública; do Pró-Reitor da UFSB, Sandro Ferreira; Padre Ricardo Nunes Rezende, Vigário paroquial da Paroquia Senhor do Bonfim do bairro Jardim Primavera; do Editor e Coordenador do Projeto Virando a Página, Alex Giostri.

ENCONTRO COM A OAB PARA FALAR SOBRE IGUALDADE RACIAL

A OAB Subseção Itabuna através da Comissão Especial de promoção a Igualdade Racial, na pessoa de Drª Viviane Santana (presidenta da comissão), promoveu na data de hoje, 22 de novembro a Roda de Conversa Preta, com personalidades da nossa cidade, em comemoração ao dia da consciência negra.

A roda de conversa abordou diversas temáticas evidenciando as lutas e resistências da população negra contra o racismo, preconceito, discriminação racial e desigualdades sociais.

A bancada contou com a presença de Egnaldo Franca, Drª Leila Oliveira, Paula Francine e Dr. Rodrigo Rocha.

#oabitabuna #itabuna

REUNIÃO DA COMISSÃO DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DAS MULHERES

No dia 24 de novembro a OAB Subseção de Itabuna, através da Secretária- Geral Adjunta, Dra. Mariana Vila Flor, e da Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Dra. Evelyn Santos, acompanhou a solenidade que sancionou a Lei nº 2.641, de 13 de novembro de 2023, que alterou dispositivos do Código de Posturas do Município e determinou que o alvará de funcionamento dos estabelecimentos comerciais que atendem ao público passa a ser condicionado à fixação de placas indicativas que dêem maior visibilidade ao combate à violência contra a mulher e divulgação do *Disque 180 no local.

Assim, a citada lei tem por finalidade, além de que os estabelecimentos comerciais divulguem o número de telefone do Disque Denúncia de violência, abuso e exploração sexual contra a mulher no Estado, também adotem protocolos de atendimento à mulher vítima de qualquer tipo de violência, caso ocorra no local.

Estabelecimentos como hotéis, pousadas, motéis ou serviços de hospedagem, bares, restaurantes, lanchonetes ou similares, casas noturnas de qualquer natureza, clubes, associações recreativas ou desportivas, edifícios comerciais e públicos, devem possuir as referidas placas de sinalização.

As alterações ao Código de Posturas do Município foram aprovadas pela Câmara de Vereadores que acatou projeto de autoria da vereadora Wilmaci Oliveira, a partir de iniciativa da delegada da Polícia Civil, Lisdeile Nobre, e das advogadas Andréa Peixoto e Maria Goretti Santos, que militam na causa de defesa e proteção dos direitos e combate à violência contra as mulheres.

Embora tenha sido sancionada e esteja em vigor desde a data de sua publicação, a Lei nº 2.641 aguarda a sua regulamentação em Decreto para fins de adequação.

COMUNICAÇÃO

Na data de 11 de janeiro de 2024, a OAB Subseção de Itabuna, representada pelo Presidente, Dr. Rui Carlos, pela Presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Dra. Eloise Andrade e pelo Presidente da Comissão do Juizado Federal, Dr. Murilo Reis, se reuniu com a Superintendência da CEF de Itabuna, a qual representada pelo Gerente da Superintendência, Sr. Lucas Ribeiro e pelas Assistentes Executivas, Roberta Braga e Laís Freitas, se fazendo presente também o Vice-Presidente da ASBAP, Dr. Nilson André Menezes, sendo objeto da reunião a discussão dos seguintes temas:

1. Certidão de Objeto e Pé:
a) Será mantido o cumprimento da decisão liminar, permanecendo conforme o procedimento anterior.

2. Saques para Recebimento de RPV e Precatório:
a) Pode ser efetuado em atendimento direto na agência, seguindo o esquema convencional.
b) Por agendamento por e-mail junto à OAB, que notificará a CEF para marcar a data e horário de pagamento.
c) Ou o advogado (a) poderá dirigir-se diretamente à agência da CEF, apresentar a documentação e agendar a data de pagamento.

Durante a reunião, foram discutidos os pontos previamente mencionados, e também foram repassadas as dificuldades enfrentadas pela advocacia, sendo acatados pela instituição bancaria, que se colocou à disposição para solução de qualquer dúvida que possa existir, ratificando a parceria entre as duas instituições com o fim de uma boa prestação de serviço a toda comunidade jurídica.

COMISSÃO DE JUIZADOS ESPECIAIS E CONSUMIDOR

No dia 11 de dezembro de 2023, a OAB Subseção Itabuna representada por seu Presidente, Dr. Rui Carlos, a Presidente da Comissão dos Juizados Especiais e Consumidor, Dra. Fernanda Seixas Silva Alves, o Vice-presidente da Comissão dos Juizados Especiais e Consumidor, Dr. Diego Gonzaga, estiveram na sede do Fórum do TJ-BA, nesta Comarca, para dar as boas vindas ao novo Juiz titular da 1ª Vara dos Juizados Especiais, o Exmo. Dr. Felipe Remonato.

A reunião foi bastante produtiva e foram abordadas diversas questões.

Inicialmente, o Juiz relatou que elaborou um plano de trabalho com os juízes leigos para sentenciar os processos que aguardam por decisão, sendo que o mais antigo está concluso desde setembro de 2023, que o planejamento é trabalhar durante o recesso para dar baixa na demanda.

Além disso, se colocou à disposição para realizar o atendimento à advocacia, que inicialmente fará os atendimentos às segundas e quinta-feiras virtualmente e que a partir de janeiro de 2024 abrirá agenda para atendimento presencial, sendo que em caso de necessidade urgente a Diretora da Vara está à disposição da advocacia.

O nobre Magistrado também destacou que tem um ritmo de trabalho acelerado e que liminares são, em regra, despachadas 24h ou 48h, devendo o causídico observar tais prazos em caso de agendamento.

Informou também que já realizou algumas mudanças em procedimentos que eram comuns na vara, como por exemplo, a não manutenção da determinação de que seria necessário em processos da EMASA e COELBA serem realizadas visitas pela equipe do IBAMETRO acompanhados de oficial de justiça, bem como informou que não será mais necessário que os processos fiquem conclusos para despacho antes da expedição de alvarás.

Colocada a situação da quantidade de improcedências de ações lastreadas em pleitos de reconhecimento de dano moral, respeitado o princípio do livre convencimento motivado do juízo, foi assinalado pela OAB que a a análise de cada caso concreto seja criteriosa e em observância aos precedentes e unicidade do sistema do Juizados Especiais.

Assim, foi finalizada a reunião, tudo com objetivo de alinhar e trazer melhorias à classe da advocacia e à prestação jurisdicional pelo Juizado Especial de Itabuna, em especial da 1 Vara dos Juizados.

ENTREGA DE CARTEIRAS!!

No último dia, 20 de novembro, no auditório da OAB Subseção de Itabuna, ocorreu a solenidade de entrega de carteiras para 4 novos(as) Advogados(as), e como sempre, a cerimônia foi marcada por momentos de emoção.

Prestaram Compromisso os advogados (as):
1. KAROLAYNE JOVITA SANTA FÉ SANTOS
2. MATHEUS SOUSA ARAÚJO
3. SAMIR SANTOS MOREIRA
4. TALITA OLIVEIRA DUARTE

A condução da cerimônia foi feita pela advogada Dra. Élia Silva, Membra da Comissão da Jovem Advocacia da OAB Subseção Itabuna.

Compuseram a mesa:
O Presidente da OAB Subseção Itabuna, Dr. Rui Carlos, o Delegado da CAAB, Dr. Ruy Nepomuceno, a Vice-Presidente da Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher, Dra. Carla Moreira, o advogado Dr. Marcos Klever, o advogado Marcelo Lisboa e o Sr. Eliseu da Cruz, representando todos os familiares e amigos que estavam presentes.

O discurso de boas-vindas foi feito pelo advogado Dr. Marcos Klever, que desejou boas-vindas aos novos(as) advogados(as), falou um pouco da sua trajetória na advocacia.

O presidente da OAB Itabuna, Dr. Rui Carlos, em sua fala, parabenizou os novos colegas e seus familiares pela conquista. Falou da importância de todos estarem envolvidos nas atividades da Ordem e desejou uma trajetória de muito êxito.

A OAB Subseção de Itabuna, deseja a todos (as) muito sucesso na profissão.❤⚖

Assessoria: @hansleyneves #oabitabuna #itabuna

DOAÇÃO UNEX À OAB

Na tarde do dia 24/11, a OAB Subseção de Itabuna entregou para os advogados e advogadas que atuam no Conjunto Penal de Itabuna, cinco cadeiras, as quais doadas pela UNEX, para serem utilizadas na sala da advocacia naquela instituição.

O Presidente, Dr. Rui Carlos, agradeceu a UNEX, na pessoa de seu Diretor, Professor Dr. Kaminsky Mello Cholodovskis, pela doação e pela parceria.

ENCONTRO DE DIREITO IMOBILIÁRIO

A OAB subseção Itabuna, através da Comissão de Direito Imobiliário, promoveu, nesta terça-feira, 12, o I Encontro de Direito Imobiliário - “A Advocacia Extrajudicial e os Procedimentos Cartorários”, tendo como palestrante o Advogado Imobiliarista, Gestor e Consultor Jurídico do 1º Ofício de Registro de imóveis de Ilhéus e do 2º Ofício de Itabuna, Dr. Cristiano Alencar.

O evento foi talentosamente mediado pela vice-presidente da Comissão, Dra. Fernanda Oliveira.

Compondo a mesa alta, o Diretor Tesoureiro da OAB Subseção Itabuna, Dr. Wille Shadait que presidiu os trabalhos, a Presidente da Comissão de Direito Imobiliário, Dra. Bianca Costa, a Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Dra. Vanessa Arruda, a Presidente da Comissão da Mulher Advogada, Dra. Pollyana Guterres, e a Secretária da Comissão de Direito Imobiliário, Dra. Flora Tuira, e com a palavra final, o Presidente da OAB Subseção Itabuna, Dr. Rui Carlos, encerrando o evento.

O encontro foi de grande importância para os advogados, bacharéis e estudantes de direito que atuam ou pretendem atuar na área imobiliária, pois aprenderam ainda mais sobre os procedimentos mais utilizados no mundo da advocacia extrajudicial, através dos Cartórios. Contou com uma plateia muito atenta e participativa, que abrilhantou ainda mais o evento, que foi belíssimo!

ENTREGA DE CARTEIRAS!!

No último dia, 18 de dezembro, no auditório da OAB Subseção de Itabuna, ocorreu a solenidade de entrega de carteiras para 13 novos(as) Advogados(as), e como sempre, a cerimônia foi marcada por momentos de emoção.

Prestaram Compromisso os advogados (as):
⁠ 1. ABRAHÃO FELIPE EDELWEISS CABRAL RAMOS – 80.353
2. ANA PAULA CARVALHO DA COSTA – 80.502
3. FABIANA CRISTINA SOARES – 80.517
4. GLEIDIANY GOMES NASCIMENTO LIMA – 80.478
5. JEFFERSON DE OLIVEIRA CRUZ – 80.376
6. JOÃO HENRIQUE NUNES SANTOS – 80.447
7. JOSÉ RAIMUNDO SOUZA FILHO – 80.359
8. LOUISE DOS SANTOS CERQUEIRA – 80.238
9. PÂMELA GUIMARÃES COSTA – 80.180
10. TRACY CRISTIANE SOARES DOS SANTOS – 80.398
11. VITÓRIA BEATRIZ BARBOSA DE ANDRADE – 80.497
12. WANDERSON LOPES DOS SANTOS – 80.265
13. YGOR OLIVEIRA SILVA – 80.247

A condução da cerimônia foi feita pela Presidente da Comissão da Jovem Advocacia, Dra. Vanessa Arruda.

Compuseram a mesa:
O Presidente da OAB Subseção Itabuna, Dr. Rui Carlos, o Delegado da CAAB, Dr. Ruy Neponuceno, a Advogada, Delegada da ABAT, Dra. Aline Gomes, a Advogada, Dra. Élia Santos, membro da Comissão da Jovem Advocacia, o Advogado, Dr. Joaquim Júnior, membro da comissão da Jovem Advocacia, o advogado Dr. Kevin Polvoas, o advogado Marcelo Lisboa e o Sr. Lincol Ribeiro, representando todos os familiares e amigos que estavam presentes.

O discurso de boas-vindas foi feito pela advogada Dra. Aline Gomes, que desejou boas-vindas aos novos(as) advogados(as), falou um pouco da sua trajetória na advocacia.

O presidente da OAB Itabuna, Dr. Rui Carlos, em sua fala, parabenizou os novos colegas e seus familiares pela conquista. Falou da importância de todos estarem envolvidos nas atividades da Ordem e desejou uma trajetória de muito êxito.

A OAB Subseção de Itabuna, deseja a todos (as) muito sucesso na profissão.❤⚖
Assessoria: @hansleyneves #oabitabuna #itabuna

CONFRATERNIZAÇÃO OAB

A OAB-Subseção de Itabuna agradece a presença de todos os colegas, amigos e familiares na Confraternização que ocorreu na Feijoada Sem Lei no Palace Bistrô. Num clima muito divertido saboreamos uma deliciosa feijoada e tivemos uma tarde incrível ao som de boa música! Desejamos boas festas e esperamos todos (as) colegas, para juntos fortalecermos a união de toda a advocacia em mais um ano de trabalho!!!

Assessoria: @hansleyneves
#oabitabuna #itabuna #Confraoabitabuna2024 #FeijoadaSemLei

Comissão de Proteção aos Direitos do Idoso

No dia 10/10/23 a OAB Subseção de Itabuna, representada pela Comissão de Proteção aos Direitos do Idoso, através de sua presidente, Dra Carla Martins e Vice-Presidente, Dra Gabrielly de Jesus, participou da reunião do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso juntamente com a Defensoria Pública, onde foi apresentado o fluxograma, para combate à violência contra os idosos, acolhimento e cuidados. Visando ainda buscar apoio dos órgãos representados naquele momento para fortalecer e colocar em prática as demandas que nosso município precisa para essa classe vulnerável.

OAB TOMA CAFÉ COM A JUSTIÇA DO TRABALHO

Na manhã do dia 11 de outubro, a OAB Subseção de Itabuna promoveu, em sua sala da Justiça do Trabalho, o CAFÉ COM A DIRETORIA. Foi um momento de confraternização e discussões de temas e necessidades voltadas à união e valorização da advocacia. Foram recebidas inúmeras sugestões, cujas medidas para efetiva aplicabilidade já estão sendo adotadas pela Diretoria. O sentimento é de gratidão à classe pela adesão ao projeto, ao tempo em que estendemos nossos agradecimentos as nossas colaboradoras, responsáveis pela organização do café. É a Diretoria da Subseção, de forma orgânica, trabalhando, para que possamos estar a cada dia mais unidos, focados no fortalecimento da advocacia, dando base para defender nossas prerrogativas em todos os níveis. Sigamos todos nesse propósito!

OAB REALIZA INSPEÇÃO

Nos últimos dias 04, 05 e 06 do mês de outubro, ocorreu a inspeção presencial de ciclo nos juízos eleitorais das 27ª e 28ª Zonas, com sede no município de Itabuna, e 166ª Zona, com sede no município de Buerarema, instaurada pela Portaria TRE-BA nº 810, de 05 de setembro de 2023. Com objetivo de: promover o Desenvolvimento Sustentável ODS 16, que trata da paz, justiça e instituições eficazes; visando zelar pela regularidade e pela excelência na prestação dos serviços eleitorais, assegurando a correta aplicação dos princípios e normas, destinadas à verificação da regularidade dos serviços cartorários e sua eventual correção e, primando, ainda pela relevância da realização de inspeções para ministrar orientações a magistrados, magistradas, servidores e servidoras, bem como colher sugestões ou reclamações visando à otimização e ao aprimoramento da prestação jurisdicional. Participaram deste ato, as servidoras e os servidores do TRE-BA, compondo a equipe de apoio à inspeção: Danilo Almeida Pereira, lotado na 156ª Zona; Gilbene Dias Chaves, lotado na Seção de Direitos Políticos (SEDIP); Jeane de Mello Góes, lotada na 1ª Zona; José Candido da Silva Junior, lotado na 106ª Zona; Rharana Ribeiro Mendes Pereira, lotada na 178ª Zona; e Igor Eduardo dos Santos Araújo, lotado na 90ª Zona. Sob a coordenação do Dr. Rogério Miguel Rossi Juiz Corregedor. Os trabalhos foram acompanhados pelos Juizes eleitorais e servidores das Zonas Eleitorais: Na 27ª - Juiz Eleitoral: Dr. Sami Storch; Chefe de Cartório: Yuri Maciel Bastos; Servidores requisitados: Aldy Custódio da Fonseca Junior e Wallace Dias da Silva; enquanto na 28ª - Juiz Eleitoral: Dr. Ulysses Maynard Salgado; Chefe de Cartório: Éverton Andrade; Servidores: Karla Carvalho, Camila Ricarte, Carlos Gaudêncio, Vandete Almeida. Representantes do Mistério Público Eleitoral das 27ª e 28ª respectivamente: Dra. Thais Monte Santo Passos Polo e Dr. Fabrício Menezes. Na oportunidade, representando a OAB – Subseção Itabuna, estiveram presentes Dr. Rui Carlos, Presidente da Subseção Itabuna e a Dra. Nadja Neves, Presidente da Comissão de Direito Eleitoral Subseção Itabuna.

CAFÉ DA MANHÃ NO CONJUNTO PENAL COM A OAB

Na manhã do dia 10 de outubro, a OAB Subseção de Itabuna promoveu no Conjunto Penal de Itabuna o café com a Diretoria. Foi um momento de confraternização e discussão de temas e necessidades voltadas ao fortalecimento da união e valorização da advocacia, bem como, o estreitamento da relação entre as duas instituições. O Presidente da OAB Subseção de Itabuna, Dr. Rui Carlos, agradeceu ao Diretor do Conjunto Penal, Bernardo Cerqueira Dutra e a Socializa, na pessoa de seu Gerente Administrativo, Yuri Damasceno, pelo acolhimento e desejo de estreitar as relações e parceria entre as instituições, trazendo assim benefício para a advocacia no exercício profissional e também para toda a sociedade. Agradeceu da mesma forma às Presidentes e integrantes das Comissões, e aos demais colegas pela presença, que muito abrilhantou o momento. O Diretor do Conjunto Penal, ratificou o desejo de estreitamento e parceria entre as instituições, se colocando a disposição para ouvir a advocacia sempre que for necessário; agradeceu o apoio, força e parceria da Subseção, assim como agradeceu, a participação de todos e todas ali presentes. É a Diretoria da Subseção trabalhando para que possamos estar a cada momento mais unidos e através de nossa união, fortalecer a advocacia, dando base para defender nossas prerrogativas em todos os níveis.

ENTREGA DE CARTEIRAS!!!

Na última quinta-feira, 05 de outubro, no auditório da OAB Subseção de Itabuna, ocorreu a solenidade de entrega de carteiras para 9 novos(as) Advogados(as), e como sempre, a cerimônia foi marcada por momentos de emoção. Prestaram Compromisso os advogados (as): 1. Gildemar Santos de Oliveira 2. João Victor Brito Pires 3. Leonardo Almeida Bezerra 4. Leticia Gomes Santos 5. Lindenberg Ferreira de Bastos Júnior 6. Paula Gabriella Botelho de Moraes 7. Rafael Andrade Messias 8. Rafaela Almeida Oliveira 9. Rebeca da Cruz Costa A condução da cerimônia foi feita pela advogada Dra. Evelyn Santos, membro da Comissão da Jovem Advocacia e Vice-presidente da Comissão da Mulher da OAB Subseção Itabuna. Compuseram a mesa: o Presidente da OAB Subseção Itabuna, Dr. Rui Carlos; a Conselheira Seccional Dra. Lara Kauark; o Delegado da CAAB, Dr. Ruy Neponuceno; o advogado Dr. Marcos Antônio Conrado; a advogada Dra. Yasmin Dantas, membro da Comissão dos Juizados Especiais e Consumidor; a advogada Dra. Marise Chagas, membro da Comissão Especial de Direito Criminal, Sistema Prisional e Segurança Pública; e o Sr. Ionaldo Messias, que representou todos os familiares e amigos presentes na cerimônia. O Delegado da CAAB, Dr. Ruy Neponuceno falou sobre a história da CAAB, e sobre os benefícios disponibilizados pela Caixa de Assistência dos Advogados da Bahia. O discurso de boas-vindas foi feito pelo Advogado Dr. Marcos Antônio Conrado, que desejou boas-vindas aos novos(as) advogados(as), e falou um pouco da sua trajetória na advocacia. O presidente da OAB Itabuna, Dr. Rui Carlos, em sua fala, parabenizou os novos colegas e seus familiares pela conquista. Falou da importância de todos estarem envolvidos nas atividades da Ordem e desejou uma trajetória de muito êxito. A OAB Subseção de Itabuna, deseja a todos (as) muito sucesso na profissão!!

Provas OAB para novos Advogados

Neste domingo, dia 10/09 a OAB Subseção Itabuna, através da comissão da Jovem Advocacia esteve presente em mais um porta de prova da OAB, desejando uma boa prova aos examinandos e examinandas da segunda fase do XXXVIII exame de ordem.

Projeto Sou Mulher

A OAB Subseção Itabuna, por intermédio da Comissão da Mulher Advogada, na data de 05 de setembro de 2023, promoveu mais uma edição do projeto "Sou Mulher, Sou Advogada", com o tema: Oratória para Advogadas. O referido evento foi agraciado com o brilhantismo das palestrantes Karen Póvoas e Bianca Cunha, explanando sobre o instrumento de trabalho para a advocacia que é a oratória. O evento foi de grande importância pois comunicar-se bem é indispensável para todas as áreas da vida. A elegância da boa comunicação é um instrumento valioso no processo de conexão com as pessoas. Assessoria: @hansleyneves #oabitabuna #itabuna

OAB Itabuna atendendo as demandas da advocacia

Em reunião na manhã de hoje (18.08), a OAB - Subseção de Itabuna, representada pelo Presidente Dr. Rui Carlos, ao lado do Presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB Bahia - Dr. Vitor Gurgel, da Presidenta da OAB - Subseção de Vitória da Conquista Dra. Luciana Silva, do Delegado Assessor Técnico do Gabinete da Delegada Geral - Anisio Amaral Viana Filho e do Delegado - Ricardo Mendes de Barros, na Delegacia Geral de Polícia Civil para debater demandas da advocacia.

Foi realizada solicitação de instalação de salas para a advocacia nas unidades da Polícia Civil em todo Estado da Bahia.

Especificamente para Itabuna, foi feito o pedido da permanência da sala da OAB na nova instalação da DEAM, que na inauguração do novo espaço não foi recepcionada, bem como que o atendimento da Delegacia, em obediência a norma legal, mantenha funcionando vinte quatro horas.

O trabalho em prol da advocacia e sociedade não pode parar!

#otrabalhonaopara #deam #delegaciadamulher #advocacia #oab #oabitabuna

A OAB Subseção de Itabuna nessa terça-feira, 18, esteve em Camacan (BA) e reuniu-se com os Presidentes de Comissões Institucionais locais para discutir ações necessárias e traçar o planejamento de atividades para o segundo semestre desse ano.

Inicialmente foi definido que a Solenidade de entrega de carteiras para os novos advogados residentes em Camacan será realizada na própria Comarca e o fomento de eventos de cunho técnico e acadêmico para o aperfeiçoamento do exercício da de advocacia com o apoio e colaboração das referidas Comissões.

Entretanto, a temática principal foi a efetividade da justiça e a tramitação do requerimento de elevação da Comarca, tendo em vista o grande crescimento populacional, contando com as cidades limítrofes que integram o montante de jurisdicionados, e o baixo índice de desenvolvimento humano; como condições que revelam a necessidade de reestruturação de todo o sistema de funcionamento do Fórum da cidade a fim de viabilizar o desenvolvimento da justiça.

Assim, além da urgência de designação de Juiz(a) titular para a Comarca, restou evidente o grande déficit de funcionários, especialmente oficiais de justiça; materiais de trabalho obsoletos; sistema de segurança insuficiente; e que a localização do Fórum carece de avaliação para deslocamento, uma vez que situado em local isolado, de difícil acesso e onde não é fornecido transporte público; bem como houve a constatação que nas respectivas Varas que não foram entregues novos equipamentos de informática já solicitados desde janeiro do corrente ano; situação exposta conforme visita ao Fórum.

Nesse sentido, para que seja dado maior celeridade aos processos foi salientado a necessidade de ampla divulgação, para toda Classe que atua na Comarca de Camacan, que ao distribuir processos no sistema Pje que sejam de competência dos Juizados Especiais, em que pese não existir a Vara física dessa especializada, que seja utilizado o "CÓDIGO 436", que confere aos processos o tratamento de Procedimento do Juizado Especial Cível.

Também em visita técnica às instalações da Defensoria Pública, recentemente implementada, em princípio de cooperação, pelos presentes foi destacada a necessidade de nomeação de Promotor Titular para a Comarca e aprimoramento na recepção dos casos que envolvem violência doméstica pelas autoridades policiais, essencial ao desempenho da função jurisdicional, da defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais, individuais e coletivos no município.

Encerrada a reunião e as visitas técnicas foi definido pela Subseção e Presidentes das Comissões Institucionais um cronograma de atividades com o intuito de impulsionar e alavancar as diversas melhorias que o sistema da Justiça Estadual de Camacan carece.

A Diretoria da OAB Subseção de Itabuna está no aguardo de reunião com a 2° Vara do Tribunal Regional Federal da Circunscrição de Itabuna e com o Juiz Titular da Comarca de Buerarema. Nesse sentido solicitamos aos advogados e advogadas, que tenham alguma reclamação ou demanda quanto ao funcionamento dos respectivos Juízos, que encaminhe para o WhatsApp da Subseção no n° 73 3613-1892 sua reclamação até a data de 21 de julho, para que possamos levar em reunião designada com a Diretoria as reclamações registradas. É muito importante a cooperação de toda a advocacia, a fim de estendermos esforços na melhoria da prestação jurisdicional.

Convênio OAB e AABB

Em reunião na data de hoje, o Presidente da OAB Subseção de Itabuna Dr. Rui Carlos, em companhia do Presidente da Comissão de Prerrogativas Dr. Thiago Cruz e o Sr. Rodrigo Xavier, Assessor da Presidência da AABB, foi reativado o convênio existente entre as duas instituições, garantindo benefícios aos advogados e advogadas inscritos na Subseção de Itabuna, na adesão do título de sócio na AABB de Itabuna.

Pelo convênio, o valor da taxa de adesão é de apenas R$ 300,00, parcelado em até duas vezes no cartão.

Já a mensalidade no valor de R$ 120,00. O convênio se estende aos dependentes diretos dos advogados e advogadas: pais, cônjuges e filhos (filho homem até 21 anos e filha mulher até o casamento).

OAB - SUBSEÇÃO DE ITABUNA OFICIA O JUDICIÁRIO LOCAL EM BUSCA DE EFETIVIDADE DO ATO CONJUNTO NORMATIVO N 03/2022 DO TJ/BA QUE DISPÕE SOBRE A RETOMADA DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS JURISDICIONAIS NA MODALIDADE PRESENCIAL

Advogados e advogadas integrantes da Subseção de Itabuna: Após meses de enfrentamento de situação de emergência em saúde em razão da COVID-19 e da série de restrições havidas em decorrência das normas de isolamento social, com repercussão direta no modus de funcionamento do JUDICIÁRIO baiano, passamos a contar com a expedição do Ato Normativo Conjunto n°.03, de 17 de março de 2022, exarado pela presidência do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia. Em que pese a expressa determinação de retomada da prestação dos serviços na modalidade presencial, com dispensa do rodízio de servidores, para além da necessária justificação de exercício do teletrabalho com o respaldo devido, o que se viu foi a perpetuação da prestação do serviço em sua modalidade remota, circunstância que gerou avalanche de reclamações perante a Subseção sobre a notória dificuldade de diligenciamento frente às varas, mesmo que em sua vertente de agendamento virtual, observando-se inconstância no modo estabelecido dos atendimentos, ora viável, ora obedecendo a cotas diárias e remarcações frequentes. Nessa toada, a Subseção se prontificou, como soi acontecer em todas as ocasiões, a compreender a real e atual conjuntura das Varas que integram as três comarcas abarcadas por nossa regional, sendo expedidos ofícios para TODAS AS VARAS INTEGRANTES DAS COMARCAS VINCULADAS A SUBSEÇÃO DE ITABUNA, na data de 30/05/2022, restando consignados pleitos que visavam esclarecer a conformidade de funcionamento da vara ao referido ato normativo, vide ofício em anexo. Para surpresa desta Subseção, apenas a Vara Cível da Comarca de Camacan declinou posicionamento objetivo e extremamente valioso para nossa ciência e atividade diária. Em mão contrária, a AMAB (Associação dos Magistrados da Bahia), em manifestação pouco aberta ao diálogo e não cooperativa – inclusive desvirtuando o real teor dos Ofícios enviados por esta Subseção para além da utilização de termos desnecessariamente beligerantes – orientou às Varas que se omitissem quanto à prestação das informações solicitadas, estadualizando a conjuntura, ao atrair, diga-se, indevidamente, a atribuição de conferir resposta, suplantando a autonomia das varas locais, em total dissonância ao princípio da transparência e lei de acesso à informação. Não nos restou outra alternativa senão a ampliação do objeto, com o alinhamento imediato junto à seccional da OAB-BA, de quem recebemos atenção devida e retorno sobre o quanto comunicado, acerca do panorama nefasto que se colocou diante da advocacia Grapiúna e regional, culminando na óbvia conclusão da necessidade de adoção de medidas administrativas pertinentes em face dos magistrados que se omitiram a prestar informações legítimas e de interesse da advocacia e da comunidade! Todas as providências estão sendo adotadas entre a Subseção e a Seccional, com único fito à preservação dos interesses da comunidade e EFETIVIDADE da prestação jurisdicional, viabilizando-se, portanto, o exercício da advocacia, em sua acepção mais plena! Seguiremos na busca incessante pelo atendimento pleno do ato normativo regulador das atividades jurisdicionais e da melhoria efetiva em nossa profissão, mantendo a classe informada de todos os desdobramentos que sucederem! Diretoria OAB-BA Subseção de Itabuna Em anexo: ATO NORMATIVO CONJUNTO N 03/2022 DO TJ/BA; PARADIGMA DO OFÍCIO ENCAMINHADO PELA SUBSEÇÃO; OFICIO RESPOSTA DA AMAB; OFÍCIO ENCAMINHADO PELA MAGISTRADA DE CAMACAN; OFÍCIO DIRIGIDO À AMAB, DE ORDEM DA OAB/BA.

Para ter acesso clique em um dos links abaixo para download:

COLEGAS
BOM DIA!!

A 1° Vara do Tribunal Regional Federal da Circunscrição de Itabuna, vai realizar a Inspeção Judicial Ordinária, no período de 17 de julho a 21 de julho de 2023. Pedimos para os advogados e advogadas que tenham alguma reclamação quanto ao funcionamento da Vara, que encaminhe para o WhatsApp da Subseção no n° 73 3613-1892 sua reclamação até a data de 16 de julho, para que possamos levar em reunião designada com a Diretoria as reclamações registradas. Eventuais reclamações pertinentes aos serviços judiciários ou assuntos relacionados à inspeção, poderão ser encaminhados também diretamente por meio do endereço eletrônico do juízo (01vara.itb@trf1.jus.br)

Grupo de Estudos da Comissão de Direito Tributário da OAB Itabuna

Aconteceu no dia 04 de março do ano em curso, o primeiro Grupo de Estudos da Comissão de Direito Tributário da OAB Itabuna. O Diretor Marcos Bandeira Júnior deu as boas-vindas a todos e falou sobre a importância da participação dos(as) Advogados(as) nas atividades da Subseção. O tema de pauta foi "Princípios Constitucionais Tributários" que foi explanado pelo Secretário-Geral da Comissão, Wald Melo. Em seguida, foi aberto um momento de debates, com a participação enriquecedora de todos os participantes.

Anuidade 2022

Caro colega advogado e advogada, até o dia 31 de março, você tem 10% de desconto no pagamento da cota única da anuidade 2022. Acesse o site da OAB e aproveite o desconto!

Nota de Repúdio

A OAB/BA - Subseção de Itabuna se solidariza e manifesta o seu mais profundo repúdio ao tratamento dispensado pela Polícia Militar na abordagem realizada em 18/03 com o Presidente da OAb - Subseção de Ilhéus, Dr. Jacson Cupertino e com o Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Dr. Reinaldo Weber. Enviamos nosso apoio aos Nobres Colegas e esperamos a devida apuração e responsabilização pelas autoridades competentes.

Andamento de Processos Parados

Caro colega advogado e advogada, até o dia 31 de março, você tem 10% de desconto no pagamento da cota única da anuidade 2022. Acesse o site da OAB e aproveite o desconto!

Anuidade 2022

Caro colega advogado e advogada, até o dia 31 de março, você tem 10% de desconto no pagamento da cota única da anuidade 2022. Acesse o site da OAB e aproveite o desconto!

Atenção Advogadas e Advogados!

Iniciaremos no dia 29/03, às 16hs, no Auditório da OAB Subseção Itabuna, grupos de estudos acerca do Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero - CNJ.

ESTÁ NA LE1 10.741/2003:

Abandonar o idoso em hospitais, casas de saúde, entidades de longa permanência, ou congêneres, ou não prover suas necessidades básicas, quando obrigado por lei ou mandado é crime punível com até 3 anos de detenção.

Programa regularização financeira

Você já conhece o programa de regularização financeira fique em dia? OAB-BA lança programa com condições especiais de pagamento para inadimplentes

Entrega de Carteira

É nessa terça-feira, 29 de março! Solenidade de entrega de carteira aos novos advogados e advogadas. Acompanhe ao vivo aqui no nosso Instagram.

Informativo

Fiquem atentos aos nossos horários especiais.

Grupos de Estudos

A OAB Subseção Itabuna, através das Comissões de Proteção aos Direitos da Mulher, Mulher Advogada e Direito Criminal, Sistema Prisional e Segurança Pública, realizou em 29/03, o 1° Grupo de Estudos sobre o Protocolo para Julgamento com Perspectiva de Gênero - CNJ sob o olhar do Direito Criminal. O debate foi protagonizado por duas profissionais do Direito, especialistas na área do Direito Criminal: Dra. Daniela Portugal